Sistemas de equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem com coeficientes constantes
Resumo
A partir de conhecimentos em álgebra linear e em equações diferenciais, neste trabalho mostramos como é feita a transformação de uma equação diferencial ordinária de ordem n, homogênea e com coeficientes constantes, em um sistema de n equações diferenciais ordinárias de ordem 1, homogêneas e com coeficientes constantes. Mostramos ainda um dos processos utilizados caso a equação seja não-homogênea. Para melhor fixação da teoria apresentada, realizamos a aplicação de cada método em um exemplo, onde encontramos a solução geral da equação a partir do método, e no caso das homogêneas, montamos passo a passo o retrato de fase da solução encontrada.
Referências
Morris W. Hirsch, Stephen Smale, and Robert L. Devaney. Differential equations, dynamical systems, and an introduction to chaos, volume 2. Elsevier, 2004
Copyright (c) 2023 Revista de Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.