Uma nota da abordagem combinatória dos números de Mulatu

  • Renata Passos Machado Vieira Doutoranda em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Polo UFC). http://orcid.org/0000-0002-1966-7097
  • Ulisses Lima Parente Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
  • Paula Maria Machado Cruz Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave: Braceletes, Combinatória, Sequência de Mulatu

Resumo

A pesquisa atualmente em andamento explora métodos e abordagens relacionados a sequências lineares e recorrentes, partindo do estudo combinatório da famosa sequência de Fibonacci. É importante ressaltar que a sequência de Fibonacci possui conexões com outras sequências, sendo a sequência de Mulatu uma das mais relevantes para este trabalho em particular. Nesse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é introduzir e investigar a interpretação combinatória da sequência de Mulatu, o que permitirá a definição do modelo combinatório de Mulatu, considerando especialmente a noção de braceletes.

Biografia do Autor

Renata Passos Machado Vieira, Doutoranda em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Polo UFC).

Doutoranda em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Polo UFC). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - Brasil. Programa de Pós-graduação Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Polo UFC); Grupo de Pesquisa CNPQ; Bolsista da Funcap.

Ulisses Lima Parente, Universidade Estadual do Ceará

Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará e coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da FECLESC/UECE em Quixadá. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial.Também tem experiência na formação de professores para a Educação Básica. Foi coordenador de área do Programa Nacional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Participa do programa Cientista-Chefe em Educação Básica, junto à Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e produz material didático para o Portal da OBMEP.

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Doutorado com ênfase no ensino de Matemática - UFC. Professor titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará - IFCE. Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-Polo IFCE). Membro do grupo de pesquisa do CNQP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Paula Maria Machado Cruz Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

PhD em Matemática - University of Essex Department of Mathematical Sciences. Professora Associada da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) com habilitação. Investigadora do Centro de Investigação CMAT-UTAD- Polo do CMAT da Universidade do Minho e também Investigadora do Centro de Investigação CIDTFF - Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. Atualmente Membro do Conselho Geral da UTAD.

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Publicado
2024-04-22
Como Citar
Vieira, R. P. M., Lima Parente, U., Vieira Alves, F. R., & Machado Cruz Catarino, P. M. (2024). Uma nota da abordagem combinatória dos números de Mulatu. Revista De Matemática Da UFOP, 1. https://doi.org/10.5281/zenodo.11044118
Edição
Seção
Artigos

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