Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortográficos do <r> em coda final de formas verbais
Abstract
O domínio das convenções ortográficas é crucial para uma comunicação escrita bem-sucedida. Para isso, a escola tem um papel primordial, porém a maioria dos alunos, mesmo os de Ensino Médio, não tem domínio da escrita, apoiando-se demasiadamente na oralidade. Sendo assim, esta pesquisa buscou analisar os efeitos da utilização de atividades reflexivas para o ensino das convenções ortográficas do infinitivo e da 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Foram utilizadas atividades sobre o apagamento do <r> em coda final e da sua inserção com alunos do 7º ano, e dados de pré- e pós-testes (ditado e produção textual) foram analisados. Os resultados mostraram que com poucas intervenções reflexivas foi possível diminuir significativamente a quantidade de erros ortográficos relacionados ao <r> em coda final de verbos, de 280 erros nos pré-testes para 49 nos pós-testes, demonstrando a necessidade de atividades reflexivas específicas para o tratamento de desvios ortográficos persistentes.
Downloads
References
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 2001.
MORAIS, Artur Gomes. O diagnóstico como instrumento para o planejamento do ensino de ortografia. In: SILVA, Alexsandro; MORAIS, Artur Gomes de; MELO, Kátia Leal Reis de (Org.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, p. 45-60, 2005.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2008.
NÓBREGA, Maria José da. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
SANTOS, Jucicleide Ferreira dos. O ensino/aprendizagem da ortografia no ensino fundamental II: um desafio para os educadores. Dissertação (Profletras), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
ZANELLA, Maura Spada. Ortografia no ensino fundamental: um estudo sobre as dificuldades no processo de aprendizagem da escrita. Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 109-125, ago/dez. 2010.
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.