Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortográficos do <r> em coda final de formas verbais

  • Érica Aparecida Alves Fraga Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Ronaldo Mangueira Lima Jr Universidade Federal do Ceará

Resumen

O domínio das convenções ortográficas é crucial para uma comunicação escrita bem-sucedida. Para isso, a escola tem um papel primordial, porém a maioria dos alunos, mesmo os de Ensino Médio, não tem domínio da escrita, apoiando-se demasiadamente na oralidade. Sendo assim, esta pesquisa buscou analisar os efeitos da utilização de atividades reflexivas para o ensino das convenções ortográficas do infinitivo e da 3ª pessoa do singular do presente do indicativo. Foram utilizadas atividades sobre o apagamento do <r> em coda final e da sua inserção com alunos do 7º ano, e dados de pré- e pós-testes (ditado e produção textual) foram analisados. Os resultados mostraram que com poucas intervenções reflexivas foi possível diminuir significativamente a quantidade de erros ortográficos relacionados ao <r> em coda final de verbos, de 280 erros nos pré-testes para 49 nos pós-testes, demonstrando a necessidade de atividades reflexivas específicas para o tratamento de desvios ortográficos persistentes. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Ronaldo Mangueira Lima Jr, Universidade Federal do Ceará
Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução / Programa de Pós-Graduação em Linguística

Citas

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Métodos de Alfabetização e consciência fonológica: o tratamento de regras de variação e mudança. Scripta, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 201-220, 1º sem. 2006.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 2001.

MORAIS, Artur Gomes. O diagnóstico como instrumento para o planejamento do ensino de ortografia. In: SILVA, Alexsandro; MORAIS, Artur Gomes de; MELO, Kátia Leal Reis de (Org.). Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, p. 45-60, 2005.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2008.

NÓBREGA, Maria José da. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

SANTOS, Jucicleide Ferreira dos. O ensino/aprendizagem da ortografia no ensino fundamental II: um desafio para os educadores. Dissertação (Profletras), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

ZANELLA, Maura Spada. Ortografia no ensino fundamental: um estudo sobre as dificuldades no processo de aprendizagem da escrita. Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 109-125, ago/dez. 2010.
Publicado
2019-06-18