Narrativas curtas visuais
o stop motion como recurso para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos
Resumen
O artigo apresenta uma oficina de criação de narrativas curtas visuais, com o intuito de desenvolver recursos linguísticos que representam dificuldade na aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos (LPL2). Escolheram-se os marcadores temporais, como “Era uma vez”, “No outro dia”, “Até que”, “Na semana seguinte”, por tratar-se de elementos fundamentais constitutivos da narração, e muitas vezes subutilizados na LPL2. Como recursos da produção, usaram-se o storyboard para o esboço do texto narrativo e o aplicativo Stop Motion Studio para animar a produção. As produções dos participantes foram analisadas posteriormente a partir de categorias, tais como tema e soluções fotográficas. Como aporte teórico, recorremos a BNCC (2018), com a habilidade sobre textos narrativos; a Kress e van Leeuwen (2009), sobre a multimodalidade dos textos; e a Strobel (2009), que discorre sobre a cultura e os estudos surdos. Apresentamos análises do material criado pelos participantes na intenção de dar exemplos das soluções encontradas durante a oficina, com destaque para a imaginação e a criatividade. Percebeu-se que trabalhar com narrativas curtas visuais, além de atividade lúdica e prazerosa, contribui para a
compreensão das estruturas narrativas da língua portuguesa como L2 para surdos. Observou-se, também, que a necessidade do uso de marcadores temporais foi compreendida pelos participantes, mesmo não tendo sido utilizados na totalidade das produções, mas representados pelas imagens.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
JENEUSSE, Gallimard. Segredos do Cinema. Trad. Maria Alice Sampaio Dória. São Paulo: Melhoramentos, 1996.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2. nd. London: Routledge, 2006.
LEBORG, Christian. Gramática visual. Trad. Priscila Farias. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; TAVEIRA, Cristiane Correia. Proposta de uma gramática visual para descrição e análise composicional de vídeos digitais em línguas de sinais. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 3, p. 355-372, jul./set. 2019.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SENDAK, Maurice. Onde vivem os monstros. Trad. Heloisa Jahn. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
SIMÕES, Darcília. Multimodalidade e inteligências múltiplas nas aulas de Língua Portuguesa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57115. Acesso em: 10 jul. 2024.
STROBEL, Karin. História da educação de surdos. UFSC, Florianópolis, 2009.
XAVIER, Marcelo. Construindo um sonho. Belo Horizonte: RHJ, 2018.
Derechos de autor 2024 Caletroscópio

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.