Narrativas curtas visuais

o stop motion como recurso para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos

Palavras-chave: Narrativas curtas, Stop motion, Língua portuguesa como segunda língua, Educação de surdos, Estudos surdos

Resumo

O artigo apresenta uma oficina de criação de narrativas curtas visuais, com o intuito de desenvolver recursos linguísticos que representam dificuldade na aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos (LPL2). Escolheram-se os marcadores temporais, como “Era uma vez”, “No outro dia”, “Até que”, “Na semana seguinte”, por tratar-se de elementos fundamentais constitutivos da narração, e muitas vezes subutilizados na LPL2. Como recursos da produção, usaram-se o storyboard para o esboço do texto narrativo e o aplicativo Stop Motion Studio para animar a produção. As produções dos participantes foram analisadas posteriormente a partir de categorias, tais como tema e soluções fotográficas. Como aporte teórico, recorremos a BNCC (2018), com a habilidade sobre textos narrativos; a Kress e van Leeuwen (2009), sobre a multimodalidade dos textos; e a Strobel (2009), que discorre sobre a cultura e os estudos surdos. Apresentamos análises do material criado pelos participantes na intenção de dar exemplos das soluções encontradas durante a oficina, com destaque para a imaginação e a criatividade. Percebeu-se que trabalhar com narrativas curtas visuais, além de atividade lúdica e prazerosa, contribui para a
compreensão das estruturas narrativas da língua portuguesa como L2 para surdos. Observou-se, também, que a necessidade do uso de marcadores temporais foi compreendida pelos participantes, mesmo não tendo sido utilizados na totalidade das produções, mas representados pelas imagens.

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Referências

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Publicado
2025-01-24