Do canto da sala para o centro da aula:
expandindo perspectivas no ensino/aprendizagem de inglês inclusivo
Resumo
A educação inclusiva é discussão antiga, entretanto, no ensino e aprendizagem de inglês, ainda encontra desafios. Nesse sentido, este trabalho abordará os relatos de experiência acerca das propostas pedagógicas sobre a educação inclusiva e discutirá as potencialidades que a aproximação universidade-escola-núcleo de apoio à inclusão apresenta para a formação de professores de inglês em uma perspectiva inclusiva. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida no âmbito do projeto UNISALE Parceria Universidade-Escola, da UFMG, durante o ensino híbrido em 2021 e ampara-se na descrição da sequência didática elaborada e nos dizeres de uma professora, à luz das teorias da Análise de Discurso. Destacamos o trabalho de membros da universidade, escola e núcleo de apoio à inclusão para pensarmos a inclusão de alunos com necessidades especiais educacionais e uma mobilização do processo de ensino e aprendizagem como um todo para promovermos outras inclusões como a de alunos vulneráveis socialmente. Também defendemos que a educação inclusiva seja vista como uma reformulação do espaço e tempo da docência e da escola para ser efetivamente trabalhada.
Downloads
Referências
CAMPOS, Isabela de Oliveira. Parceria Universidade-Escola na Sala de Aula de LI: (rel)ação, legitimação e deslocamentos do dizer/fazer. 181f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
CANAGARAJAH, Suresh. Materializing ‘Competence’: Perspectives from International STEM Scholars. The Modern Language Journal, v. 102, n. 2, p. 1-24, 2018.
CÉSAR, Cynthia Fernanda Ferreira. A vivência de professores de língua inglesa em contexto inclusivo. 98f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2013.
COSTA LEITE, Patrícia Mara de Carvalho. “E o sonho da menina que queria ser professora (nem que seja por um dia) torna-se realidade!”: Os Letramentos Críticos no estágio supervisionado de língua inglesa. Curitiba: CRV, 2018.
DOS SANTOS, Carla Cristina Gaia. A formação de professores de línguas e de língua inglesa para a educação inclusiva: mapeando lacunas e avanços. Revista Versalete, v. 8, n. 15, p. 53-72, 2020.
FONSECA, Rochele Paz; SGANZERLA, Giovana Coghetto; ENÉAS, Larissa Valency. Fechamento das escolas na pandemia de Covid-19: Impacto socioemocional, cognitivo e de aprendizagem. Revista Debates em Psiquiatria, v. 10, n. 4, p. 28-37, 2020.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GRIGOLETTO, Marisa. Representação, identidade e aprendizagem de língua estrangeira. In: CORACINI, Maria Jose. (Org.) Identidade e discurso: (des) construindo subjetividades. Campinas: Editora Unicamp. Chapecó: Argos, 2003, p. 223-238.
HENZ, Rossana Regina Guimarães Ramos. Apresentação de Pesquisas: Inclusão e BNCC. YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NDTfleX0hJs> Acesso em: 18 fev. 2022.
HORNSTRA, Lisette; DENESSEN, Eddie; BAKKER, Joep; VAN DEN BERGH, Linda; VOETEN, Marinus. Teacher attitudes toward dyslexia: Effects on teacher expectations and the academic achievement of students with dyslexia. Journal of Learning Disabilities, v. 43, n. 5, p. 515–529, 2010.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Construir o inédito viável em meio a crise do coronavírus - lições que aprendemos, vivemos e propomos. In: LIBERALI, Fernanda Coelho; FUGA, Valdite Pereira; DIEGUES, Ulysses Camargo Corrêa; CARVALHO, Márcia Pereira. Educação em tempos de pandemia: Brincando com um mundo possível. Campinas: Pontes, 2020, p. 13-21.
LOPES, Rubens Fernando Souza. Material didático de língua inglesa: uma possível ferramenta para a inclusão de alunos em situação de risco no processo de ensinoaprendizagem. The ESPecialist. São Paulo, v. 1, n. 37, p. 87-111, 2016.
KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: macro strategies for language teaching. New Haven: Yale University Press, 339 p, 2003.
LOWE, Robert J.; SCHAEFER, Matthew. Y.; TURNER, Matthew W. Uncovering Diverse Perspectives and Responses to Working with English Learners with Special Educational Needs. In: BANEGAS, Dário Luis; BEACON, Griselda; BERBAIN, Mercedes Pérez. (Orgs.) International Perspectives on Diversity in ELT. Palgrave, Macmillan, 2021, p. 229-246.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. 12ed. Campinas:
Pontes, 2015.
PAIVA,Vera Lúcia Menezes de Oliveira; FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma. O ensino significativo de gramática em aulas de língua inglesa. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. (Org.) Práticas de Ensino e Aprendizagem de Inglês com Foco na Autonomia. Campinas: Pontes, 2010, p.173-188.
REIS, Valdeni da Silva. Time, Space and Memory in the Teaching and Learning of English Within a Brazilian Juvenile Detention Centre: The Effect of Suspension in a Confused Space. In: MURRAY, Garold; LAMB, Terry. Space, Place and Autonomy in Language Learning. London: Routledge, 2018, p. 179-198.
REIS, Valdeni da Silva; CAMPOS, Isabela de Oliveira. “Onde está a universidade?” Do discurso da (des)qualificação à presença colaboradora. Imagens Da Educação, v.11, n. 2, p. 190-211, 2021.
REVUZ, Christine. A língua estrangeira entre o desejo de um outro lugar e o risco do exílio. In: SIGNORINI, Inês. (Org.) Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado das Letras, 1998, p.213-230.
SOUSA, Gasperim Ramalho de. Por uma língua estrangeira inclusiva: O letramento crítico e a teoria da complexidade no ensino de inglês. 315f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2020.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.