Como criar para si um teatro sem Orgãos?
Deleuze, Artaud e o conceito de presença diferencial
Resumo
Este artigo fornece uma exposição de quatro conceitos-que emergiriam do encontro entre o homem filosófico do teatro, Antonin Artaud, e o filósofo teatral, Gilles Deleuze: o Corpo sem Órgãos, o Teatro sem Órgãos, a Voz Desestratificada e a Presença Diferencial. O artigo propõe que a peça radiofônica de Artaud, Para Acabar com o Juízo de Deus, censurada em 1947, constitui um exemplo de um teatro sem órgãos que usa a voz desestratificada em busca de uma presença diferencial – como um encontro não representativo da diferença que força novos pensamentos sobre nós. A partir de várias obras de Deleuze, incluindo Diferença e Repetição, A Lógica do Sentido, Mil Platôs e Um Manifesto de Menos, concebo a presença diferencial como um encontro com a diferença, ou variação contínua, como aquilo que excede a consciência representacional de um sujeito, forçando o pensamento através da ruptura e não por comunicar significados através do mesmo. Contra a rejeição do projeto de Artaud como paradoxal ou impossível, o artigo sugere que seu teatro não representacional busca afirmar um novo tipo de presença como diferença, ao invés de tentar transcender a diferença para alcançar a presença autoidêntica da Metafísica Ocidental.
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