ISSN: 2596-0229
Edições anteriores
-
Jul. 2022 - Dossiê Teatro e Performance na América Latina
v. 5 n. 10 (2022)A Ephemera entra em seu quinto ano de existência, lançando seu décimo número: o dossiê Teatro e Performance na América Latina, que conta com a participação de diferentes pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outros países da América Latina.
-
dez. 2021 - Dossiê Práticas de Rua II
v. 4 n. 9 (2021)Segundo número do Dossiê práticas de Rua, intitulado Ações Artísticas como política de resistência, organizado por Alexandre Falcão e Marcelo Rocco.
** Como tributo, a capa do presente número da Ephemera traz o saudoso Toni Edson (1979-2021) em cena no espetáculo Baldroca (2018), do grupo Joana Gajuru, de Maceió/AL.
-
set. 2021 - Dossiê Práticas de Rua I
v. 4 n. 8 (2021)Primeiro número do dossiê Práticas de Rua, organizado por Alexandre Falcão e Marcelo Rocco. Este primeiro número do dossiê é dedicado especialmente ao Teatro de Rua e à temática ambiental.
-
abril 2021 - Dossiê Arte Indigente
v. 4 n. 7 (2021)Sétimo número da Ephemera: Memória do VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, realizado em 2020. Organizado por Ricardo Gomes e Éden Peretta.
-
dez. 2020 -Dossiê Po-éticas Pretas de [Re]Existência
v. 3 n. 6 (2020)DOSSIÊ PO-ÉTICAS PRETAS DE [RE]EXISTÊNCIA
Fechando o ano de 2020, a Ephemera – Revista do PPGAC / UFOP, lança seu sexto número, com o dossiê Po-éticas Pretas de [re]existência. Organizado pelas pesquisadoras Nina Caetano e Marcia SouSa, este dossiê se põe na linha de frente da afirmação das potências e das poéticas pretas no campo da cena contemporânea. Como símbolo de resistência, nossa capa traz a foto de Dona Maria Tereza Mafra, 95 anos, parteira do Quilombo Jamary dos Pretos, no Maranhão, em foto do jovem fotógrafo quilombola Joelington Rios. Este dossiê congrega uma multitude de artistas e pesquisadores pretos e pretas, a quem deixamos aqui nosso agradecimento.
-
ago. 2020 - Dossiê Corpos e Deficiência em Cena
v. 3 n. 5 (2020)Dossiê CORPOS E DEFICIÊNCIA EM CENA: PARA ALÉM DA INCLUSÃO E DA ACESSIBILIDADE
Em seu terceiro ano de existência, a Ephemera -Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto alcança seu quinto número, com o lançamento deste dossiê, intitulado Corpo e Deficiência em Cena: para além da inclusão e da acessibilidade. Este dossiê se concretizou graças ao esforço e a curadoria do pesquisador, professor e artista Alex Beigui (UFOP) que corajosamente propôs este tema tão pertinente, o qual vem ocupar necessário espaço dentro do panorama da pesquisa em artes cênicas em nosso país.
-
abril 2020 - Dossiê Antonin Artaud e Reverberações II
v. 3 n. 4 (2020)Dossiê Antonin Artaud e Reverberações 2
-
dez. 2019 - Dossiê Antonin Artaud e Reverberações I
v. 2 n. 3 (2019)Dossiê: ANTONIN ARTAUD E REVERBERAÇÕES