'Espelhando o duplo e o cruel'
viver, libertar, ofender, celebrar, analisar: considerações sobre diversas experiências artísticas que ecoaram o pensamento de Artaud
Resumo
Este texto enfoca alguns autores e suas experiências artísticas, particularmente nos anos sessenta e setenta, nos quais as reverberações de Antonin Artaud são tanto evidentes quanto subjacentes. Se as concepções teatrais radicais do Living Theater vem ao encontro da teoria do “Teatro da Crueldade”, como testemunho direto de um de seus expoentes mais proeminentes, John Cage, por outro lado, não nega ter se inspirado no Teatro e seu Duplo e em sua concepção revolucionária de performance. Contudo, mais desafiador, talvez até anômalo, é encontrar a influência de Artaud ao lado de experiências teatrais e performances baseadas tanto no texto literário quanto na palavra falada, como em Offending the Audience, de Peter Handke, e Jesus Christ the Savior, de Klaus Kinski, nas quais o relacionamento performer/espectador tensiona a quarta parede até dissolvê-la. Artaud também foi fonte de inspiração para o desenvolvimento de um tipo de performance que implica na requalificação e implementação de uma espécie de ritual coletivo, no papel do performer, no corpo que expressa impulsos primordiais para celebrar a vida e a criação, como em The Theatre of Orgies and Misteries concebidos por Hermann Nitsch. Como conclusão, disciplinas teóricas em estudos de Teatro e Performance tem, de fato, um grande débito com Artaud e com relação as suas noções de performance, performatividade e performativo.
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