O gesto como pulsão interior no teatro da crueldade

Palavras-chave: Antonin Artaud, teatro da crueldade, gesto

Resumo

 

O presente artigo tem como objetivo discutir a importância do Gesto na concepção do Teatro da Crueldade, proposto por Antonin Artaud no início do século XX. Para tanto, irá abordar seu contexto histórico  e  alguns  aspectos  biográficos,  destacando  seu  contacto  com  outras  culturas  e  artes  não ocidentais, a fim de pensar um gesto que se expresse verdadeiramente como pulsão interior na obra de Artaud. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina de Nóbile da Silveira, UFOP

Marina de Nóbile da Silveira é Bacharel em Artes Cênicas (interpretação) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). E-mail: obile.silveira@hotmail.com>

Ricardo Carlos Gomes, UFOP
Ricardo Carlos Gomes é Doutor em História, Teoria e Técnica do Teatro e do Espetáculo pela Università degli Studi di Roma, Professor Associado do Departamento de Artes Cênicas (DEART) e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução de Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CRUCIANI, Fabrizio. Exemplos Ocidentais. In BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola et al. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Tradução de Patrícia Furtado de Mendonça. São Paulo: Editora É Realizações, 2012.

FERNANDES, Edson. A voz e o corpo: linguagem, estética e complexidade para uma reflexão no teatro de Antonin Artaud. In EccoS Revista Científica, v. 3, n.2, 2001. Disponível em https://www.redalyc.org/html/715/71530206/. Acessado em 16 dez 2018.

GONÇALVES, Maria Madalena. Artaud e Brecht: a atração dos opostos. In Cadernos PAR. Léria, Instituto Politécnico de Léria, n.5, mai. 2012. Disponível em https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/567/1/art5.pdf. Acessado em 16 dez 2018.

LAGE, André. O teatro segundo Artaud: ou a reinvenção do corpo. In Revista FIT, v.3, 2008, pp.62-71,

LEAL, Mariana Katona. Gestualidade e produção de sentido. In Anais da 20ª ANPAP, v.20, pp.4028-4037, 2011. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/cpa/mariana_katona_leal.pdf. Acessado em 16 dez 2018.

MÈREDIEU, F. Eis Antonin Artaud. Tradução de Isa Kopelman. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.

TEIXEIRA, Ana. O teatro da cura Cruel. In Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.3, pp.187-192, 1999. Disponível em: https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1414-32831999000200028&script=sci_ arttext . Acessado em 16 dez 2018.

Publicado
2019-12-24
Como Citar
DE NÓBILE DA SILVEIRA, M.; CARLOS GOMES, R. O gesto como pulsão interior no teatro da crueldade . Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 3, p. 157-170, 24 dez. 2019.
Seção
Reverberações / Reverberations