Antonin Artaud e Reverberações: Apresentação

Resumo

Antonin Artaud (1896-1948) dispensa apresentações. Seu nome se destaca dentre os grandes criadores e pensadores das artes cênicas no século XX, sobretudo no que se refere à busca por uma linguagem teatral outra que não a do drama, mas sim calcada no corpo, em sua expressividade e movimento – ele tanto discutiu o corpo como um hieróglifo – matriz de significados em seu Teatro da Crueldade –  como também, posteriormente, abriu caminho para a discussão do corpo do performer como um corpo anárquico, livre (no famoso e muitas vezes mal compreendido conceito de “corpo-sem-órgãos”). As contribuições da obra de Artaud para a construção do teatro contemporâneo são marcantes, em seu caráter de inovação e experimentação, naquilo mesmo que a cena contemporânea tem de múltipla, indômita, física e intensa. Já há em Artaud a abertura para o “não-ocidental”, na medida em que ele buscou fora do ocidente um caminho, assim como há também em sua obra elementos que apontam em direção ao paradigma futuro de uma performatividade. O presente Dossiê pretende, portanto, ampliar o espaço de debate e a conexão entre pesquisadores e pesquisadoras que possuem de algum modo seus trabalhos atravessados pelas reverberações da obra de Artaud.

Biografia do Autor

Luciana da Costa Dias

Luciana da Costa Dias é Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e fundadora do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Aporia: Estudos sobre Performance e Filosofia. É membro da Rede Performance Philosophy e foi pesquisadora visitante no Center for Performance Philosophy da University of Surrey, Reino Unido, entre 2017 e 2018. É doutora em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com período sanduíche na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5627-5431. E-mail: l.dias@ufop.edu.br .

Tamira Mantovani Gomes Barbosa

[1] Tamira Mantovani Gomes Barbosa é atriz, performer e pesquisadora. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), graduou-se em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente investiga as conexões entre performance e filosofia, como pesquisadora do Grupo Aporia – estudos em filosofia e performance, certificado pelo Cnpq. Orcid id: https://orcid.org/0000-0003-3967-9762 . E-mail: tamiramantovanigomes@gmail.com .
Publicado
2019-12-24
Como Citar
DA COSTA DIAS, L.; MANTOVANI GOMES BARBOSA, T. Antonin Artaud e Reverberações: Apresentação. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 3, p. 7-9, 24 dez. 2019.