Espetáculos em Leopoldina
um breve histórico das artes cênicas no interior de Minas Gerais entre o final do século XIX E o início do século XX
Resumo
O artigo é resultado de uma pesquisa em andamento que busca delinear os contextos históricos sobre o teatro e as Artes Cênicas na Zona da Mata mineira, sobretudo, em Leopoldina, durante o final do século XIX e início do XX, investigando, ao mesmo tempo, os indícios que contribuíram para o desenvolvimento de culturas no Município e que, assim, fomentaram o surgimento de uma vida teatral em atividade na região.
Downloads
Referências
ÁVILA, Affonso. O Teatro em Minas Gerais: Séculos XVIII e XIX. Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG - 1978.
BASTOS, Sousa. Diccionario do Theatro Portuguez. Imprensa Libanio da Silva, Lisboa - Portugal, 1908.
BASTOS, Sousa. Carteira do Artista - Apontamentos para a Historia do Theatro Portuguez e Brazileiro. Imprensa Libanio da Silva, Lisboa - Portugal, 1898.
CANTONI, Nilza. O Teatro em Leopoldina. Disponível em: <http://cantoni.pro.br/MemoriaLeopoldina/teatro.htm>, último acesso em 13/08/2018.
CANTONI, Nilza. MACHADO, Luja. A Imprensa em Leopoldina (MG) entre 1879 e 1899. Jornal Leopoldinense, 2014. Leopoldina - MG.
DORT, Bernard. O Teatro e Sua Realidade. São Paulo. Ed. Perspectiva, 1977.
FERREIRA, Teresa A. S. Duarte (Org.) Catálogo de Teatro: a colecção do livreiro Eduardo Antunes Martinho. Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Ministério da Cultura - Portugal, 1996.
GAZETA DE LEOPOLDINA, Leopoldina-MG, 1896-1898. Disponível na Hemeroteca Digital Brasileira.
GONÇALVES, Augusto de Freitas Lopes Gonçalves. Dicionário Histórico e Literário do Teatro no Brasil. Editora Cátedra, Rio de Janeiro.Vol. I, Letra A, 1975; Vol. II, Letra B, 1976; Vol. III, Letra C, 1979 e Vol. IV, Letra D-E, 1982.
JORNAL DO COMMERCIO, 1882, a. LXI, n. 326, p. 2. Rio de Janeiro - RJ, 1882. Disponível na Hemeroteca Digital Brasileira.
NOGUEIRA, Natania. Uma breve história de Leopoldina (1828-1930). 2007. Disponível em: <https://historiadoensino.blogspot.com/2007/06/uma-breve-histria- de-leopoldina-1828.html>. Último acesso em: 27/01/2020.
OLIVEIRA, Paloma Resende. Escola Normal do Ginásio Leopoldinense e o Projeto Educativo de Formação das Elites da Zona da Mata Mineira. XXVII Simpósio Nacional de História, Florianópolis, 2015.
O LEOPOLDINENSE, Leopoldina-MG, 1880-1896. Disponível na Hemeroteca Digital Brasileira.
O NOVO MOVIMENTO, Leopoldina-MG, 1910. Disponível na Biblioteca Municipal Luiz Eugênio Botelho.
PEREIRA, Maria José Lara de Brêtas (.Org). Mauro de Almeida Pereira – O Escrivão. Belo Horizonte, Editora B, 2015.
RABETTI, Maria de Lourdes. Em Busca da Tradução Teatral: o trabalho do historiador em meio a miudezas da cena e precariedades documentais. Revista Sala Preta, Vol. 17, n. 2, 2017.
SANTOS, Clóvis Domingos dos; MACIEL, Paulo Marcos Cardoso. O Crítico e a Função da Crítica Diante da Cena Contemporânea. Revista Cena, Porto Alegre, n° 28, p.53-68 maio/ago. 2019.
SOUZA, Gilda de Mello e. Teatro ao sul, In Teatro brasileiro, n. 3. São Paulo, janeiro de 1956.
SÜSSEKIND, Flora. Crítica a Vapor. Notas sobre a crônica teatral brasileira da virada do século, In CANDIDO, Antônio. A Crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
WEHRS, C. Carlos J. O Rio Antigo - Pitoresco & Musical. Memórias e Diário. Pref. de Américo Jacobina Lacombe, Rio de Janeiro, 1980.
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.