O Poder Provedor
transmídia e presença nas artes da cena
Resumo
O presente ensaio pretende promover uma análise teórica acerca das noções de Transmídia e Presença nas artes da Cena. A fundamentação teórica busca uma aproximação entre o conceito de performatividade (FÉRAL, 2015) e as noções de virtualidade (LEVY, 2007). Nosso propósito é discutir a capacidade de manipulação do tempo-espaço, considerando diferentes perspectivas sobre a virtualidade encontrada na cena. Após o início da pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, ampliou-se o processo de discussão acerca do ambiente virtual que levou à transformação do corpo presente na cena a partir de diversos elementos, alterando, em parte, a sua estrutura. Isto difere do que é comumente concebido como arte ao vivo, criando outras leituras para o movimento.
Downloads
Referências
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. Trad. Maria Paula V. Zurawaki, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia. São Paulo: Perspectiva, 2001.
COHEN, Renato. A performance como linguagem. São Paulo, Perspectiva, 2002.
DELEUZE, Gilles. O que é o dispositivo? In: O Mistério de Ariana. Lisboa: Passagens, 1996.
DERRIDA, Jacques. On Touching: Jean-Luc Nancy ( trad. Christine Irizarry). Stanford University Press, California, 2005.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1999. 79p.
CARVALHO, Victa. O dispositivo imersivo e a Imagem-experiência. In: ECO-PÓS- v.9, n.1, janeiro-julho 2006, pp.141-154
CORVIN, Michel. Jacques Polieri. Criador de uma cenografia moderna. Tradução de MOURA Monize Oliveira; LIMA, Evelyn Furquim Werneck. O Percevejo Online. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC/UNIRIO. V. 8, n. 1, 2016. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/5775
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FISCHER, Rodrigo Desider. Poéticas entre o Cinema e o Teatro: reflexões sobre a presença e a atuação cênica a partir da obra de John Cassavates. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília, p.212, 2015.
GROTOWSKI, Jerzi. Em Busca de um Teatro Pobre. Tradução de Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992
HEGEL, Friedrich. Fenomenologia do Espírito. 1º Volume. 6ª Edição. Tradução de Paulo. Menezes, Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
HEGEL, Friedrich. Filosofia da História. Brasilia, UnB, 1995
HEGEL, Friedrich. Introdução à História da Filosofia. Coimbra. Armenio Amado Editor, 1974
HORTON, Richard. COVID-19 is not a pandemic. The Lancet. Vol 396 September, 2020
KAYE, Nick. Screening Presence: the Builders Association and Dbox, Supervision (2005). Contemporary Theater Review 17 (4) 2007, p. 557-577.
LEVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 2007.
PEREIRA, Regilan Deusamar Barbosa Pereira. O ator entre o real e o virtual. Projeções cenográficas que expandem o corpo e a cena. VIII CONGRESSO DA ABRACE. Belo Horizonte, UFMG, 2014. Disponível em: http://portalabrace.org/viiicongresso/resumos/historia/PEREIRA%20Regilan%20Deusamar%20Barbosa.pdf
PICON-VALLIN, Béatrice. A cena em ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008. Trad. Fátima Saad, Cláudia Fares e Eloísa Araújo Ribeiro. (Coleção estudos; 260/dirigida por J. Guinsburg). PIRES, Susana Maria. O murmúrio do tangível - A semântica tátil na sintaxe da superfície. ouvirouver Uberlândia v. 13 n. 2 p. 510-522 junl.|dez. 2017. DOI 10.14393
PISCATOR, Erwin, Teatro político. Trad. Aldo Della Nina. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968, p. 69-70
SINGER, Merril et alli. Syndemics The Lancet, Vol. 389, No. 10072, March, 2017.
TEIXEIRA, Maria Odete. A busca da forma essencial. In: Chronos. Uma publicação Cultural da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2006 n°1.
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.