O Poder Provedor: Transmídia e Presença nas Artes da Cena

Palavras-chave: Presença nas artes da cena. Transmídia. Poder provedor

Resumo

O presente ensaio pretende promover uma análise teórica acerca das noções de Transmídia e Presença nas artes da Cena. A fundamentação teórica busca uma aproximação entre o conceito de performatividade (FÉRAL, 2015) e as noções de virtualidade (LEVY, 2007). Nosso propósito é discutir a capacidade de manipulação do tempo-espaço, considerando diferentes perspectivas sobre a virtualidade encontrada na cena. Após o início da pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, ampliou-se o processo de discussão acerca do ambiente virtual que levou à transformação do corpo presente na cena a partir de diversos elementos, alterando, em parte, a sua estrutura. Isto difere do que é comumente concebido como arte ao vivo, criando outras leituras para o movimento.

 

 

Biografia do Autor

Ana Cristina Martins Dias , Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ)

Ana Cristina Martins Dias é professora Doutora da Universidade Federal de São João del Rei - àrea de Teatro. É também atriz, cantora e professora de interpretação, improvisação e jogos teatrais.

Adilson Siqueira , Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ)

Adilson Roberto Siqueira é professor Doutor da Universidade Federal de São João del Rei - àrea de Teatro. 

Juliana Motta , Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ)

Atriz, cantora e relações públicas. Professora Doutora da Universidade Federal de São João Del-Rei nas áreas de Interpretação, Voz e Musicalidade.

Regilan Deusamar Barbosa Pereira , Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ)

É professora Doutora do curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

Juliana Monteiro , Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ)

É professora Doutora adjunta do curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Referências

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Publicado
2021-05-31
Seção
Dossiê Arte Indigente - Mesas