“Distraídos venceremos”: Apontamentos sobre a Deriva enquanto procedimento artístico pelo/em meio ao/com o espaço urbano

Palavras-chave: deriva, espaço urbano, dramaturgia espacial

Resumo

O texto que aqui se apresenta toma como ponto de partida o compartilhamento de duas experiências de ocupação artística do espaço público, a intervenção urbana Desencorpo e o espetáculo Duas Vezes Sem, ambas vividas no contexto do grupo de pesquisa Ocupações Artísticas da Cidade (OAC), vinculado à Universidade Regional do Cariri (URCA). A exposição dos processos deixa ver o uso recorrente do procedimento da deriva enquanto motor da criação cênico-dramatúrgica levando à reflexão de sua escolha, bem como dos diálogos potencializados com a cidade.

Biografia do Autor

Cecília Lauritzen, URCA

Cecília Lauritzen Jácome Campos é Professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA), amante das cidades, de suas feiras, cores e contrastes. Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018) e líder do Grupo de Pesquisa "Ocupações artísticas da cidade" vinculado ao CNPq. E-mail: cecilia.campos@urca.br .

Igor Miranda Pinto, ULisboa

Igor Miranda é ator, arquiteto e urbanista e professor. Mestre (UFRJ) e Doutorando (ULisboa) em Urbanismo, realiza pesquisas relacionadas à mobilidade e espaço público desde a graduação (UEMA). Atualmente ministra disciplinas relacionadas à cidade, espaço público e planejamento urbano no Centro Universitário Paraíso, em Juazeiro do Norte - CE. 

Referências

CARREIRA, André. O teatro de invasão de espaço urbano e a ideia de eficácia. In: RAITER, Luana. BENNATON, Pedro. Poética do ERRO: registros. Organização: Luana Raiter e Pedro Bennaton. Ilha do Desterro: ERRO Grupo de Teatro, p. 217-242, 2014.

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos Errantes: a arte de se perder na cidade. In: JEUDY, Henri Pierre. JACQUES, Paola Berenstein. Corpos e cenários urbanos: Territórios urbanos e políticas culturais. Salvador: EDUFBA; PPG-AU/FAUFBA, 2006. p. 117-139.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

NETTO, Vinicius M. Cidade & sociedade: as tramas da prática e seus espaços. Porto Alegre: Sulina, 2014. 431 p.

NETTO, Vinicius M. AGUIAR, Douglas (organizadores). Urbanidades. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2012.

OITICICA, Hélio. “EU EM MITOS VADIOS/IVALD GRANATO”, texto datilografado de 24 de outubro de 1978.

ROGERS, Richard; GUMUCHDJAN, Philip. Cidades para um pequeno planeta. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. 180 p.

SITUACIONISMO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3654/situacionismo>. Acesso em: 31 de Mai. 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7

SOUSA e SILVA, Paulo Andrezio. Duas Vezes Sem e o Teatro de Invasão. Artes Cênica na Rua. v. 02. 2019. Disponível em: <https://www.periodicos.unir.br/index.php/cenicasnarua/article/view/4438/2967>. Acesso em 27 mai. 2021.

Publicado
2021-12-12