Meus 30 anos de teatro de Rua
grupo Espalha-Fatos e grupo Manjericão
Resumo
No presente texto procuro traçar uma espécie de panorama-memorial da minha formação em 30 anos de teatro de rua (1991-2021), destacando a minha trajetória como dramaturgo de espetáculos de teatro de rua. Reflito sobre a jornada histórica, social, econômica, política e cultural da minha formação nos grupos teatrais Espalha-Fatos e Manjericão e o quanto tudo isso contribuiu para o artista e dramaturgo de rua que sou hoje.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução do alemão: Irene Aron; Tradução do francês: Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
Cadernos de Teatro nº 113. Rio de Janeiro: O Tablado. Abril, Maio e Junho 1987.
PALLOTTINI, Renata. Introdução à dramaturgia. São Paulo: Brasiliense, 1983.
PEIXOTO, Fernando. O teatro de Osvaldo Dragún. São Paulo: Hucitec, 1993.
RIBEIRO, José Hamilton. Os Tropeiros: diário de marcha. São Paulo: Globo, 2006.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de Jacó Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SANTOS, Márcio Silveira. Longa jornada de teatro de rua Brasil afora. Porto Alegre: Ueba Editora, 2016.
TOMAZZONI, Airton. (Prefácio) A implacável Vera K. ou a vida sem bula, sem receita. In: Instituto Estadual do Livro (Org.). Vera Karam: obra reunida. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro/CORAG, 2013, p. 09 – 16.
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.