Teatros documentários

um sobrevoo num mar de possibilidades

Palavras-chave: teatro documentário, campo das artes, teatros documentários, pesquisa em artes cênicas, contemporaneidade

Resumo

Contemporaneamente, inúmeras criações cênicas desafiam os limites do gênero documentário e propõem novos conceitos. Com o constante desenvolvimento do campo dos teatros documentários, este artigo apresenta algumas abordagens documentárias que tensionam as fronteiras entre o real e ficcional. Além disso, mostra a potencialidade das investigações, estimulando reflexões relevantes para o debate e a pesquisa em artes cênicas.

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Biografia do Autor

Mario Celso Pereira Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Ator, dançarino e artista circense com especialidade em malabarismo. Iniciou sua formação nas artes cênicas em 2009, pelo projeto social Casa de Cultura e Cidadania, na cidade de São José do Rio Pardo - SP, da qual fez parte até 2014. Nesse período, teve aulas de circo, dança e teatro, com apresentações semestrais de espetáculos abertos à comunidade. Dentro do projeto, também teve a oportunidade de integrar uma companhia de artes cênicas chamada Cia. Cênica Aruanã, durante o ano de 2013, na qual atuou como artista e oficineiro. Ingressou no curso de Teatro Licenciatura em 2014. Durante a graduação, colaborou ativamente em três projetos de pesquisa sobre dramaturgias e criações coletivas de cenas. Participou também do projeto de extensão "Teatro em francês". Foi bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante os anos de 2017 e 2018, com atividades disciplinares e interdisciplinares em escolas públicas estaduais do município de Pelotas-RS. Durante os anos de 2014 e 2015 foi associado à Oficina Permanente de Técnicas Circenses (Grupo Tholl), no qual desenvolveu atividades de animação receptiva e interativa, foi professor de técnicas de malabarismo com alunos de 3 à 20 anos e integrou o elenco dos espetáculos "Exotique", "Tholl, imagem e sonho" e "O circo de bonecos" como ator e artista circense.

Clóvis Dias Massa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua nos cursos de Teatro do Departamento de Arte Dramática e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Doutor em Teoria da Literatura (2005) pela PUCRS, com tese de doutorado dedicada ao entrecruzamento entre teorias teatrais e teorias da literaturas, intitulada Estética teatral e Teoria da Recepção, sob orientação de Regina Zilberman a tese Estética Teatral. Em 2004, realizou Estágio Doutoral na Université Paris 8 Vincennes-Saint Denis/França, com a supervisão do poeta e filósofo Philippe Tancelin. Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com a dissertação O Paradoxo de Criação do Ator na Encenação Teatral. Graduado em Artes Cênicas: Hab. em Interpretação Teatral pela UFRGS. Pesquisador acadêmico no campo da dramaturgia e da história do teatro, da teatralidade, da poética e da estética teatrais. Integrante do Grupo de Pesquisa Teoria Teatral: História, Dramaturgia e Estética do Espetáculo, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Coordenador da pesquisa institucional Dramaturgia e Sociedade: Escrituras do Teatro de Hoje nas Fronteiras da Ficção, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Em 2017, foi contemplado com bolsa CNPq de estágio pós-doutoral, com a qual realizou pesquisa sobre a Dramaturgia Contemporânea e o Teatro de Testemunho, entre novembro de 2017 e outubro de 2018, no Institut de Recherche en Études Théâtrales da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3/França, sob a supervisão de Joseph Danan, dentro do Groupe de Recherche sur la Poétique de la Scène Contemporaine, coordenado por Catherine Naugrette e Joseph Danan. Coordenador do GT Dramaturgia: Tradição e Contemporaneidade (2017-2021), na ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Editor-chefe da Revista Cena (2015-2021), periódico eletrônico do PPGAC da UFRGS https://seer.ufrgs.br/cena.

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Publicado
2024-05-10
Como Citar
PEREIRA JUNIOR, M. C.; DIAS MASSA, C. Teatros documentários: um sobrevoo num mar de possibilidades. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 12, 10 maio 2024.