Teatro Documentário

em busca de suas matrizes históricas e fundamentos teóricos

Palavras-chave: teatro documentário, agitprop, arte e revolução, Erwin Piscator, Augusto Boal

Resumo

Neste artigo, a autora percorre pelas matrizes históricas e fundamentos teóricos do teatro documentário, partindo das manifestações de agitação e propaganda, conhecidas como agitprop no contexto da revolução Russo-Soviética e dos trabalhos de Erwin Piscator no início do século XX. Evidenciando as relações entre arte e revolução existentes no período e suas reverberações no Brasil, manifestas no teatro de Augusto Boal entre outros.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Angrisani Fiorentino Nanci, IA - Unesp

Teatro Educadora, atuante em diferentes coletivos teatrais do sujeito histórico teatro de grupo paulistano. Integrante do grupo de pesquisa CNPq: Práxis épico-populares em perspectivas críticas: documentação de experimentos teatrais, coordenado por Alexandre Mate. Doutoranda e Mestra pelo PPGA do Instituto de Artes da Unesp. Pós-graduada em Direção Teatral e licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena.

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Publicado
2024-05-10
Como Citar
ANGRISANI FIORENTINO NANCI, A. C. Teatro Documentário: em busca de suas matrizes históricas e fundamentos teóricos. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 12, 10 maio 2024.