“Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes”

pedagogias antirracistas e ensino de teatro em tempos de pandemia

Palavras-chave: educação, ensino de teatro, ensino remoto, pandemia, antirracismo

Resumo

Este artigo é um relato de práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino de teatro durante a pandemia da doença Covid-19. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em dados bibliográficos e documentais, e propôs-se a elaboração de um relato crítico-reflexivo por meio do qual se compartilha as dificuldades e os desafios relacionados ao ensino de teatro no ano de 2020.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Artista e Pesquisador em Dança. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Artes (PROFArtes/UFPB) onde desenvolve pesquisas sobre a educação das relações étnico-raciais no contexto das Artes da Cena. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio doutoral em Antropologia da Dança, na Université Paris X (2016). Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Coordena o Grupo de Pesquisa em Cena Preta onde desenvolve investigações sobre o impacto das referencialidades hegemônicas na formação universitária em dança e teatro e o Coletivo de Dança Redemoinho contemplado em editais da UFPB, da FUNESC, do SESC Paraíba, do Banco do Nordeste, do Itaú Cultural, dentre outros. Enquanto artista da cena, já trabalhou em parceria com importantes diretores como Rosane Campello, Eleonora Gabriel, Lígia Tourinho, Carmen Luz, Regina Miranda e Carlos Laerte.

Ana Paula da Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Artes pelo PROFARTES - UFPB (2022). Integrante do Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo (UFPB-CNPq). Professora de Artes Cênicas da Prefeitura Municipal de Maceió/AL. Desenvolve projetos de promoção à Educação das Relações Étnico-Raciais na FLIMAR de Marechal Deodoro/AL.

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Publicado
2024-10-29
Como Citar
NEVES DE OLIVEIRA, V. H.; SANTOS, A. P. DA S. “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes”: pedagogias antirracistas e ensino de teatro em tempos de pandemia. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 29 out. 2024.