Resposta de corpo

vislumbres em educação teatral

Palavras-chave: educação teatral, subjetivação, educação, subjetividade, corpo

Resumo

Um trabalho teatral com o enfoque na produção de subjetividade só pode ser observado por meio de vislumbres. Os processos de subjetivação, da mesma forma, se manifestam sempre por meio de lampejos; somente em momentos muito cruciais e específicos torna-se possível testemunhar seu acontecimento. O presente texto procura analisar e refletir sobre a instauração de processos de subjetivação por meio da educação teatral em oficinas realizadas no projeto aprovado na Universidade do Estado de Minas Gerais no Edital do Programa de Apoio à Extensão 01/2022. A partir do entendimento que existe no trabalho somático proposto pela educação teatral uma possibilidade para invenções de mundos como uma ferramenta para intervenções em outros aspectos da vida. Desta feita, o artigo analisa uma experiência de ação teatral por meio do que chamaremos “resposta de corpo”, conceito forjado à luz da experiência, que problematiza e articula a atividade somática realizada durante as oficinas de educação teatral e os processos coordenados que criam o plano de consistência. Nele, as matérias de expressão, as cognições teatrais, as qualidades de corpos, a mobilização experimentada e a ação, então conquistada no contato com outros corpos, estabelecem-se e sustentam-se numa verdadeira invenção de existência.

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Biografia do Autor

Miguel Levi de Oliveira Lucas, Universidade Federal do Espírito Santo

Palhaço, doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Artes Cênicas pela UFSJ e Psicólogo pela UEMG-Divinópolis

Maria Carolina de Andrade Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Pesquisadora e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, professora efetiva da UEMG-Divinópolis. Coordenadora do NEPECS-UEMG.

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Publicado
2024-10-17
Como Citar
LEVI DE OLIVEIRA LUCAS, M.; DE ANDRADE FREITAS, M. C. Resposta de corpo: vislumbres em educação teatral. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 17 out. 2024.