Muito além do Carandiru

processos indisciplinares em teatro, prisão e abolição

Palavras-chave: Carandiru, teatro, abolicionismo penal

Resumo

o presente texto faz uma abordagem histórica e conceitual acerca das experimentações no campo da pedagogia das artes cênicas realizadas no Complexo do Carandiru, a partir de 1940. Traçando paralelos com a filosofia do abolicionismo penal, o texto tenta atualizar algumas reflexões sobre teatro, prisão e abolicionismo.

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Biografia do Autor

Murilo Moraes Gaulês, ECA/USP

Doutorando em Corporeidades, Memórias e Representações Cênicas Contemporânea e Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA/USP. É fundador da CiA dXs TeRrOrIsTaS e integra o LADCOR.

Maria Helena Franco de Araujo Bastos, ECA/USP

Livre Docente em Dança Contemporânea. Mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo e coordenadora do grupo de pesquisa LADCOR

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Publicado
2024-10-17
Como Citar
MORAES GAULÊS, M.; BASTOS, M. H. F. DE A. Muito além do Carandiru: processos indisciplinares em teatro, prisão e abolição. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 17 out. 2024.