(im)possível memória
história pessoal e coletiva em processo de criação dramatúrgica
Resumo
O presente artigo trata do processo de criação dramatúrgica do espetáculo (im)possível memória. É apresentado o processo de construção do material textual, com ênfase na gênese do material, nos dispositivos e procedimentos de criação utilizados. Além disso, o trabalho reflete acerca das relações entre história, memória e dramaturgia, dialogando com o conceito de historiografia de artista.
Downloads
Referências
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO VALE. Um passeio pelo patrimônio cultural de Belo Vale. 1a ed. Belo Vale: Belo Vale Prefeitura, 2020. Disponível em: https://belovale.mg.gov.br/noticia/29468/Livro%20%20Belo%20Vale%20digital . Acesso em: 11 nov. 2025.
CATALÃO, Marco. Uma genealogia para a palestra-performance. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 4-14, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017004 . Acesso em: 11 nov. 2025.
FONSECA, Marcus Vinícius. Apontamentos para uma problematização das formas de classificação racial dos negros no século XIX. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 18, n. 36, p. 201-219, jan./abr. 2009. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/531 . Acesso em: 11 nov. 2025.
FU-KIAU, Bunseki. O livro africano sem título: Cosmologia dos Bantu-Kongo. Tradução de Tiganá Santana. Rio de Janeiro: Cobogó, 2024.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, São Paulo, 1984, p. 223-244.
GUIMARÃES, Julia. Performar historiografia: conhecimentos enquadrados pela linguagem cênica. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 51, jul. 2024. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25574 . Acesso em: 11 nov. 2025.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Laurent León Schaffter. São Paulo: Vértice; Revista dos Tribunais Ltda, 1990.
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 1995.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2023.
MINAS GERAIS, Arquivo Público Mineiro. Mapas de População - Relação nominal de habitantes; número de fogos, qualidade (cor da pele), condição (livre ou cativo), idade, estado civil e ocupação. Boa Morte, Filial de Congonhas do Campo, Termo de Ouro Preto, 1831. MP-CX.01-DOC.05. Microfilme: MP rolo 01 – flash 01; papel. Disponível em: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/mapas_populacao/brtacervo.php?cid=65 . Acesso em: 21 ago. 2024.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro – processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Tradução de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
Ricœur, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François (et al.). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
SMALL, Daniele Avila. Historiografias de artista - Escritas da história no teatro documentário contemporâneo. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
STUMPF, Roberta Giannubilo. Minas contada em números – A capitania de Minas Gerais e as fontes demográficas (1776-1821). Revista Brasileira de Estudos de População, Belo Horizonte, v. 34, n. 3, p. 529-548, set./dez. 2017. Disponível em: https://rebep.emnuvens.com.br/revista/article/view/1003 . Acesso em: 11 nov. 2025.
WALKER, Alice. Em busca dos jardins de nossas mães: prosa mulherista. Tradução de Stephanie Borges. 1a ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
ZARVOS, Clarisse; SMALL, Daniele Avila; BARCELOS, Mariana. Há mais futuro que passado: um documentário de ficção. There’s more future than past: a docufiction play. Belo Horizonte: Javali, 2018.
Copyright (c) 2025 Junia Pereira, Marcos Antônio Alexandre

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.
