(im)possível memória

história pessoal e coletiva em processo de criação dramatúrgica

Palavras-chave: dramaturgia, processo criativo, história, memória, historiografia de artista

Resumo

O presente artigo trata do processo de criação dramatúrgica do espetáculo (im)possível memória. É apresentado o processo de construção do material textual, com ênfase na gênese do material, nos dispositivos e procedimentos de criação utilizados. Além disso, o trabalho reflete acerca das relações entre história, memória e dramaturgia, dialogando com o conceito de historiografia de artista.

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Biografia do Autor

Junia Pereira, UFGD

Professora Adjunta do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil, com pós doutorado em Letras: Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Marcos Antônio Alexandre, UFMG

Professor Titular da Faculdade de Letras da UFMG, docente do curso de Letras e Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e Professor Permanente no PPGArtes - Mestrado em Artes da UFSB, Porto Seguro, Bahia, Brasil. Doutor em Letras pela UFMG com pós-doutorado nas seguintes instituições: Instituto Superior de Arte, Cuba e Programa Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2008-2009); Hemispheric Institute of Performance and Politics, da NYU e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio (2017-2018); Universidad Complutense de Madrid e Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRE (2024-2025). Bolsista do CNPq Nível 1C e Líder do grupo de pesquisa literafro: Portal da Literatura Afro-brasileira: pesquisas em rede.

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Publicado
2025-10-30
Como Citar
PEREIRA, J.; ALEXANDRE, M. A. (im)possível memória: história pessoal e coletiva em processo de criação dramatúrgica. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 16, 30 out. 2025.