“Eu sempre fui do teatro, eu sempre fui de um outro lugar”
entrevista com Cida Falabella
Resumo
A presente entrevista com a atriz, diretora e vereadora Cida Falabella parte do desejo de propor uma interlocução direta com uma cidadã cuja trajetória articula práticas artísticas e ação política, em diálogo com o teatro coletivo, as lutas sociais e a formulação de políticas públicas de cultura. A partir de sua experiência nos grupos Sonho & Drama e ZAP 18, Cida Falabella discute, em primeiro momento, os modos de criação colaborativa e o legado do teatro épico brechtiano como forma de engajamento crítico com a realidade social. Em seguida, destaca a performatividade política como operador central de sua atuação pública, tanto nas cenas teatrais quanto no parlamento municipal de Belo Horizonte, onde seu corpo, voz e presença cênica tensionam os códigos institucionais e instauram outras formas de escuta e dissenso. Ao articular memória, formação e militância, a entrevista evidencia os efeitos micropolíticos de uma práxis artística comprometida com a transformação social e com a produção de novas territorialidades culturais em contextos periféricos.
Downloads
Referências
Copyright (c) 2025 Juliana Coelho de Souza Ladeira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.