“Eu sempre fui do teatro, eu sempre fui de um outro lugar”

entrevista com Cida Falabella

Palavras-chave: performatividade, política, teatro épico, criação coletiva, Gabinetona, ZAP 18

Resumo

A presente entrevista com a atriz, diretora e vereadora Cida Falabella parte do desejo de propor uma interlocução direta com uma cidadã cuja trajetória articula práticas artísticas e ação política, em diálogo com o teatro coletivo, as lutas sociais e a formulação de políticas públicas de cultura. A partir de sua experiência nos grupos Sonho & Drama e ZAP 18, Cida Falabella discute, em primeiro momento, os modos de criação colaborativa e o legado do teatro épico brechtiano como forma de engajamento crítico com a realidade social. Em seguida, destaca a performatividade política como operador central de sua atuação pública, tanto nas cenas teatrais quanto no parlamento municipal de Belo Horizonte, onde seu corpo, voz e presença cênica tensionam os códigos institucionais e instauram outras formas de escuta e dissenso. Ao articular memória, formação e militância, a entrevista evidencia os efeitos micropolíticos de uma práxis artística comprometida com a transformação social e com a produção de novas territorialidades culturais em contextos periféricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Coelho, Universidade de São Paulo

Artista e pesquisadora independente, ASA - Artes, Saberes e Antropologia, Departamento de Antropologia, Universidade de São Paulo, Sâo Paulo, São Paulo, Brasil.

Thálita Motta, Universidade Federal de Minas Gerais

Artista e pesquisadora independente, membro do Coletivo Mulheres Encenadoras, doutora pela Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Maria Aparecida Vilhena Falabella, UFMG

Vereadora em Belo Horizonte. Atriz e diretora de teatro, professora e arte-educadora, é formada em História na FAFICH e mestre em Artes pela UFMG.

Referências

.
Publicado
2025-06-05
Como Citar
COELHO, J.; MOTTA, T.; VILHENA FALABELLA, M. A. “Eu sempre fui do teatro, eu sempre fui de um outro lugar”: entrevista com Cida Falabella. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 15, 5 jun. 2025.