Improvisação e Saberes de axé

Altemar Di Monteiro entrevista Gustavo Melo Cerqueira

Palavras-chave: improvisação, pedagogia espiralar, axé, saberes negros, ensino de teatro

Resumo

Esta entrevista tem por objetivo explorar, em chave negrorreferenciada, as interseções entre improvisação, pedagogia teatral e saberes de axé, a partir do diálogo entre Altemar Di Monteiro (UFMG) e Gustavo Melo Cerqueira (UNIRIO). A entrevista, realizada em maio de 2025, integra a pesquisa em andamento para o livro “Jogo Negro no Mundo.” A metodologia adotada foi a escuta em conversa aprofundada entre dois professores-pesquisadores negros e marcada por reciprocidade crítica e partilha de experiências acadêmicas. Como resultado, o texto explicita a importância dos repertórios do corpo e da memória nos processos formativos, articulando a improvisação como inteligência negra construída na relação com saberes da diáspora. A partir da noção de pedagogia espiralar, inspirada por Makota Valdina Pinto e pelas vivências em terreiros, articula-se a ideia de uma educação como axé, centrada na força vital, na ética da escolha e na autonomia dos estudantes. Conclui-se que tais pedagogias não devem ser reduzidas a tópicos de conteúdos, mas compreendidas como modos de existir e fazer aprender, convocando um compromisso com formas outras de presença e pensamento na universidade.

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Biografia do Autor

Gustavo Melo Cerqueira, UNIRIO

Professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Teatro, Departamento de Ensino do Reatro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Altemar Gomes Monteiro, UFMG

Professor adjunto de Teatro na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2025-11-10
Como Citar
MELO CERQUEIRA, G.; MONTEIRO, A. G. Improvisação e Saberes de axé: Altemar Di Monteiro entrevista Gustavo Melo Cerqueira. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 16, 10 nov. 2025.