ISSN: 2317-8892
v. 4 (2025): Revista Pró-Professor - Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas de professores da EJA
Querido(a) leitor(a),
É com alegria e satisfação que apresentamos mais um número da Revista Pró-Professor, dedicado a destacar um potente dispositivo de formação docente: a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. Neste volume, temos a oportunidade de conhecer relatos de educadoras e educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), produzidos a partir da pesquisa de doutoramento desenvolvida por Trinidad Vaccarezza na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Trinidad se inscreve, enquanto pesquisadora, na tradição narrativa e (auto)biográfica, situando-se na interseção entre pesquisa narrativa e EJA. Ainda na graduação, aproximou-se da Documentação Narrativa ao cursar uma disciplina ministrada pela professora Paula D’Avila, no curso de Ciencias de la Educación da Universidad de Buenos Aires (UBA). No mestrado, já na Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhou com entrevistas narrativas e construiu relatos sobre cada professora participante, aprofundando-se nas singularidades de suas trajetórias. No doutorado, assumiu o desafio de pesquisar com professores, e não sobre eles — momento no qual a Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas se consolidou como eixo de sua prática investigativa. Atualmente, integra a Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas da Facultad de Filosofía y Letras da UBA, rede que se tornou um projeto de extensão e vem impulsionando processos de Documentação Narrativa com docentes de diversas regiões da Argentina.
Esta edição da Revista Pró-Professor reúne pujantes relatos dos sujeitos que participaram de sua pesquisa no doutorado, revelando a potência da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas não apenas como metodologia investigativa, mas como um verdadeiro dispositivo de formação, diálogo e indagação sobre as próprias práticas.
Que esta leitura nos permita tocar e ser tocados por esse modo de olhar, narrar e pensar a docência — e que cada página nos convide a reconhecer, na trama cotidiana do trabalho educativo, a poesia que silenciosamente o sustenta.