Memória, Diálogo e a Educação Freiriana
Resumen
Nesta carta trarei algumas reflexões sobre pontos discutidos em um componente curricular do doutorado – que, por nenhuma coincidência, leva seu nome –, o que coaduna ainda mais para evidenciar a relevância do seu trabalho. Durante os encontros, sempre com o objetivo de relembrar o que foi trabalhado, cada discente teve de escrever, como exercício, uma memória sobre os pontos discutidos no dia. Essa ação é de grande valia, pois somos sujeitos históricos e imersos no tempo, e uma forma de contribuirmos para a história da educação, ou seja, de deixaremos um legado desses tempos formativos.
Citas
ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; STRECK, Danilo R. Palavra/Palavração. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Autêntica, 2018, p. 299.
BARROS, Fábio da Purificação de. Pronunciar o mundo. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Autêntica, 2018, p. 333-334.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 56. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018. 144p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019. 256p.
ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/Dialogicidade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Autêntica, 2018, p. 117.
BARROS, Fábio da Purificação de. Pronunciar o mundo. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Autêntica, 2018, p. 333-334.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 56. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018. 144p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2019. 256p.
ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/Dialogicidade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Autêntica, 2018, p. 117.
Publicado
2023-12-20
Cómo citar
THOMÉ, L. M. Memória, Diálogo e a Educação Freiriana. Pró-Professor, v. 2, n. 1, 20 dic. 2023.
Sección
Narrando vivências pedagógicas
Derechos de autor 2023 Luan Manoel Thomé
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).