História e cultura dos povos indígenas: abordagem transversal fortalecida pela lei n.º 11.645/08

  • Ademario Souza Ribeiro Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ana Cristina Magalhães Jardim Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Ensino, História, Cultura, Povos Indígenas, Lei n.º 11.645/08

Resumo

Este trabalho pretende contribuir no ensino da temática indígena nas escolas. Trata-se do relato de uma experiência vivenciada no Centro Educacional Santo Antônio – CESA, durante a realização do Projeto de Intervenção “História e Cultura Indígena – Passado Presente Pra Valer”, fortalecido pela Lei n.º 11.645/08, fundamentado na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e demais referenciais teóricos e tem como objetivo geral reconhecer e valorizar a história e cultura dos povos indígenas, sua etnodiversidade e contribuições à formação do povo brasileiro.

Biografia do Autor

Ademario Souza Ribeiro, Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto
Licenciado em Pedagogia pelo Centro de Educação Aberto e à Distância da Universidade Federal de Ouro Preto
Ana Cristina Magalhães Jardim, Universidade Federal de Ouro Preto
Professora do Curso de Pedagogia do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto
Publicado
2012-09-25
Como Citar
RIBEIRO, A. S.; JARDIM, A. C. M. História e cultura dos povos indígenas: abordagem transversal fortalecida pela lei n.º 11.645/08. Pró-Professor, v. 1, n. 1, 25 set. 2012.
Seção
Artigos de professores