Announcements

Norma recente - exemplos no site e novas políticas editorais

Caras colaboradoras e caros colaboradores da revista Artefilosofia,

Conforme informado em notícia anterior, adotamos um novo formato de citações para nossa revista, a saber, ABNT NBR 6023: 2018. Trata-se de um padrão vigente mais comum, de maior relevância na atualidade que o anterior e que nos conduzirá à indexação em plataformas internacionais. Confiram em: Submissões (ufop.br). Também não se esqueçam da nova seção Assegurando a avaliação cega pelos pares | Artefilosofia (ufop.br), que foi separada da anterior para fins de maior clareza e por um design melhor do site. 

Atualização de 08 de maio de 2023: Políticas editoriais completas em: Políticas Editoriais | Artefilosofia (ufop.br).

Um exemplo de nova política é a seguinte, sobre uma questão que tivemos este ano, de submissões múltiplas.  

Cada autor/autora só pode submeter um texto por ano (seja artigo, tradução, resenha ou entrevista), seja voluntariamente ou mediante convite. No caso de professores/as da UFOP ou pesquisadores/as da UFOP, só é permitido um texto a cada dois anos. Esta medida visa incentivar a pesquisa não-endógena. O único tipo de texto que pode ser publicado a cada ano por um indivíduo filiado à UFOP é o Editorial, por fins práticos de funcionamento da revista.

Não se esqueçam de continuar conferindo nosso site, nosso Instagram (@revistaartefilosofia) e nosso Twitter: @revistaartefilo. 

Cordialmente,

 

Equipe editorial

  • ARTEFILOSOFIA renova a chamada para o dossiê "Filosofias do som e do audível"

    2024-05-20

    PHILOSOPHIES OF SOUND AND THE AUDIBLE

    Call for papers – ArteFilosofia

    Edited by Igor Reyner (UFRJ) and Ricardo M. Nachmanowicz (UFOP)

    Deadline for submission: June 30th/2024

    Roberto Casati, Jérôme Dokic and Elvira Di Bona (2020) claim that what makes sound worthy of philosophical analysis is not only its centrality to the perceptual scene but also the idiosyncratic ways in which it presents itself as a philosophical subject. Reassessing sonic categories that have already been established as philosophical themes, such as noise and the sound object, recent publications, such as Cecile Malaspina’s An Epistemology of Noise (2018), the collection edited by James A. Steintranger and Rey Chow, Sound Objects (2019), Lawrence Kramer’s The Hum of the World: A Philosophy of Listening (2019), François Noudelmann’s Penser avec les oreilles (2020), and Naomi Waltham-Smith’s Shattering Biopolitics: Militant Listening and the Sound of Life (2021), have ushered in heterogeneous new ways of thinking about sound and philosophy. In recent decades, the expansion and institutionalization of Sound Studies — that is, ‘the interdisciplinary ferment in the human sciences that takes sound as its analytical point of departure or arrival’ (Sterne, 2012) — and the introduction of the concept of sonotropism (Scherzinger, 2012), which refers to philosophy’s ‘aspiration towards the condition of music’, have revealed the potential of sound and its classical forms — the voice, music, and noise — to be treated as philosophical objects. These trends are, moreover, evidence of a widespread desire to give listening and the sonorous centre stage in theoretical inquiries.

    Read more about ARTEFILOSOFIA renova a chamada para o dossiê "Filosofias do som e do audível"
  • Políticas editoriais e indexadores - construções finalizadas

    2023-05-08

    Prezadas colaboradoras e prezados colaboradores da revista. 

    As políticas editoriais da revista estão completas em: Políticas Editoriais | Artefilosofia (ufop.br).

    Também houve atualização na seção de indexadores: Indexadores: ArteFilosofia | Artefilosofia (ufop.br)

    Os próximos passos da gestão serão:

    1) Regularizar a situação diretamente com indexadores, quando for necessário;

    2) Atualizar informações em inglês no site da revista.

    As demais atividades - fluxo contínuo, dossiê, avaliação, revisão e diagramação continuam normalmente. Lembrando que recebemos o ano inteiro material em fluxo contínuo. 

    Cordialmente,

     

    Revista Artefilosofia 

    Read more about Políticas editoriais e indexadores - construções finalizadas
  • Norma recente - exemplos no site e novas políticas editorais

    2023-04-29

    Caras colaboradoras e caros colaboradores da revista Artefilosofia,

    Conforme informado em notícia anterior, adotamos um novo formato de citações para nossa revista, a saber, ABNT NBR 6023: 2018. Trata-se de um padrão vigente mais comum, de maior relevância que o anterior e que nos conduzirá à indexação em plataformas internacionais. Confiram em: Submissões (ufop.br). Também não se esqueçam da nova seção Assegurando a avaliação cega pelos pares | Artefilosofia (ufop.br), que foi separada da anterior para fins de maior clareza e por um design melhor do site. 

    Estamos elaborando o documento de políticas editoriais de forma mais explícita que no caso das presentes em diversas seções do site da revista, de modo a unificá-las, somando-as a novas políticas editoriais, o que também é benéfico em termos de indexação. Acreditamos que, em maio, já terão a sessão própria no site da revista. Um exemplo de nova política é a seguinte, sobre uma questão que tivemos este ano, de submissões múltiplas. 

    Cada autor/autora só pode submeter um texto por ano (seja artigo, tradução, resenha ou entrevista), seja voluntariamente ou mediante convite. No caso de professores/as da UFOP ou pesquisadores/as da UFOP, só é permitido um texto a cada dois anos. Esta medida visa incentivar a pesquisa não-endógena. O único tipo de texto que pode ser publicado a cada ano por um indivíduo filiado à UFOP é o Editorial, por fins práticos de funcionamento da revista.

    Não se esqueçam de continuar conferindo nosso site, nosso Instagram (@revistaartefilosofia) e nosso Twitter: @revistaartefilo. 

     

    Cordialmente,

     

    Gabriel Assumpção (UFOP/ PUC-Minas)

    Editor-chefe da Artefilosofia

    Read more about Norma recente - exemplos no site e novas políticas editorais
  • Recebimento em fluxo contínuo

    2023-01-24

    Bom dia, colaboradoras e colaboradores, leitoras e leitores da ArteFilosofia! 

    Gostaríamos de esclarecer e reforçar que, para os artigos de fluxo contínuo o modelo atual é de publicação contínua (PC), também conhecida como rolling pass. Isso significa que o número principal de cada ano (no caso, o volume 18, n. 33 - v. 18 n. 33 (2023): FLUXO CONTÍNUO | Artefilosofia (ufop.br)) publica os artigos à medida que são aprovados e diagramados, até o dia 31 de dezembro deste ano.  Salientamos, também, a importância de cancelar submissões, quando não se tem mais interesse nelas. Isso facilita o fluxo editorial e evita submissões simultâneas em outras revistas. Então, no caso de desistências, favor nos avisar no sistema. Essas coisas acontecem e, tendo interesse renovado em colaborar conosco, nosso interesse permanece. Nem sempre o fluxo editorial é como desejado, pois passa por inúmeras pessoas e caminhos. Mas faremos o possível para que tudo corra da melhor forma possível!    Cordialmente,   Gabriel Assumpção    Read more about Recebimento em fluxo contínuo
  • SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ORCID

    2022-11-01

    Caras colaboradoras e caros colaboradores, tudo bem? Gostaria de solicitar/reforçar a importância do ORCID, que em breve será obrigatório no sistema da revista ArteFilosofia. ORCID é o "Open Researcher and Contributor ID" ou, em português brasileiro, "ID Aberta de Pesquisador e Contribuidor". O endereço ORCID tem sido cada vez mais exigido em periódicos na filosofia e ciências humanas, em adequação a parâmetros editoriais nacionais e internacionais, garantido maior oportunidade de indexação e consequente internacionalização. Alguns exemplos de periódicos que já exigem o ORCID são a Revista Sofia (UFES), Cadernos de Filosofia Alemã (USP), Revista AURORA (PUC-PR) e Aufklärung: Revista de Filosofia (UFPB).  

    Contamos com a ajuda de vocês, seja no cadastro no site, seja na inserção em artigos em avaliação, nas opções de "adicionar comentários". 

    Cordialmente,

     

    Gabriel Assumpção

    Read more about SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ORCID
  • Novo Editor Chefe

    2022-10-04

    Boa tarde, pessoal. Espero que estejam bem e em segurança. Informo que, após detalhado treinamento com o Ex-Editor Chefe, Dr. Ricardo M. Nachmanowicz, agora sou o novo Editor Chefe da revista Artefilosofia.

    Sou o Prof. Dr. Gabriel Almeida Assumpção, pós-doutorando PDJ/CNPq na UFOP e trabalho com estética no idealismo e primeiro romantismo alemão e, também, em Mihaly Csikszentmihalyi. Sou autor da obra "Criação das artes plásticas e produtividade da natureza em Friedrich Schelling" (Edições Loyola, 2022) e traduzo obras de filosofia, já tendo traduzido Vittorio Hösle, Friedrich Schelling e Friedrich von Hardenberg (Novalis). Com gratidão ao Ricardo pelo excelente trabalho, espero fazer o melhor para que a revista continue crescendo, e reforço convites para submeterem artigos, traduções e entrevistas! 

     

    Cordialmente,

    Dr. Gabriel Almeida Assumpção

    Editor Artefilosofia 

    Read more about Novo Editor Chefe
  • Call for Papers / Philosophies of Sound and the Audible

    2022-01-26

    CALL FOR PAPERS

    ArteFilosofia

    Journal of Art Theory, Aesthetics and Philosophy of Art


    ArteFilosofia invites authors to submit contributions on the following topics:

    Sound in the long seventeenth century/ Resonance and enlightenment/ Metaphysics of listening and German romanticism/ Acoustic physiology and aesthetics/ Philosophy of perception and analytical philosophy: proximal, medial and distal theories of Sound/ The acoustic unconscious/ Sound objects/ The listening subject/ Acousmatics as a philosophical field/ The audible/ Thinking through the ears/ Listening and deconstruction/ Sound, listening and biopolitics/ Philosophy of noise and ontology of noise/ Sound and cross-sensorial modality/ Sonic virtuality, sonic aggregate, and emerging perception/ Sound as information and digital data.

    We welcome submissions by doctoral students. Before sending your article to us, please apply carefully the style and presentation indicated in our Author Guidelines, which can be found at https://periodicos.ufop.br/raf/about/submissions.


    Deadline: 05/16/2022

     

    Read more about Call for Papers / Philosophies of Sound and the Audible
  • CALL FOR PAPERS ARTEFILOSOFIA JOURNAL: AFRICAN AESTHETIC DOSSIER

    2019-04-03

    In the history of Africa are involved events of invasion, rape, enslavement, plundering of natural wealth and robbery of artistic heritage. These actions, practiced for centuries, were sustained by the white belief of "superiority" committed to constructing an ideological discourse, supported by a discourse that scientifically attributed the "innate inferiority" of the Black African.

    Deadline for submission: 14/09/2019.

    Read more about CALL FOR PAPERS ARTEFILOSOFIA JOURNAL: AFRICAN AESTHETIC DOSSIER
  • Adiamento da Chamada de artigos da Revista Artefilosofia: Dossiê Estética Africana

    2019-04-03

    Na história de África estão envolvidos eventos de invasão, violação, escravização, pilhagem de riquezas naturais e roubo de patrimônio artístico. ais ações, praticadas durante séculos, foram sustentadas pela crença branca de “superioridade” empenhada em construir um discurso ideológico, apoiado por um discurso que atribuía cientificamente a “inferioridade inata” do negro-africano.

    DATA DE ENVIO: 14/09/2019

    Read more about Adiamento da Chamada de artigos da Revista Artefilosofia: Dossiê Estética Africana
  • Call for papers: Artefilosofia Journal n. 26 / Dossier: Vilém Flusser, Walter Benjamin – the technical ambiguities

    2018-06-19

    In different moments of his work, Walter Benjamin reflects upon the question of technology and related issues such as work as the mediation between man and nature, conducting his critical analysis of progress. He says: “What’s the idea? to speak of progress to a world sinking into the rigidity of death. (...)

    Deadline for submission: 03/22/2019.

      Read more about Call for papers: Artefilosofia Journal n. 26 / Dossier: Vilém Flusser, Walter Benjamin – the technical ambiguities
  • Chamada de Artigos Artefilosofia n.26 / Dossiê: Vilém Flusser, Walter Benjamin – as ambiguidades da técnica

    2018-03-18

    Walter Benjamin reflete, em diversos momentos de sua obra, sobre a questão da técnica e temas correlatos, tais como o trabalho como mediador entre o ser humano e a natureza, realizando sua crítica ao progresso.

    Data de envio do texto: 22/03/2019

    Read more about Chamada de Artigos Artefilosofia n.26 / Dossiê: Vilém Flusser, Walter Benjamin – as ambiguidades da técnica