Da verdade da aparência à do enigma:

Para uma reavaliação contemporânea da estética de Adorno

  • João Pedro Cachopo

Abstract

Várias contradições pesam sobre a recepção da obra de Adorno; entre estas, o facto de tal recepção ter sido mediada por uma Escola de Frankfurt cada menos afim ao espírito da filosofia adorniana não será a menos importante. O campo da estética não constituiu excepção neste capítulo, uma vez que foram os trabalhos de autores como Bubner, Bohrer, Bürger, Wellmer e Menke que deram o tom a um debate ainda hoje em curso, à escala internacional. É-lhes comum – apesar de significativas diferenças – a ideia de que a dialéctica entre os conceitos de verdade e aparência constitui o centro nevrálgico da estética de Adorno. Neste artigo, defendo que uma tal centralidade pode e deve ser problematizada, pois não permite fazer inteiramente justiça nem à singularidade nem à actualidade da obra adorniana. Com efeito, resultará da crítica imanente de textos daqueles comentadores, bem como dos de Adorno, a hipótese de que a afinidade entre verdade e enigma – fazendo ressaltar a correlação entre a resistência à compreensão e o potencial de verdade de certas obras de arte – poderá fornecer uma pedra de toque conceptual mais adequada para reavaliar a pertinência da estética de Adorno no contexto dos debates estéticos contemporâneos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADORNO, T. W. Ästhetische Theorie. In Gesammelte Schriften, Vol. 7. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2003.

BOHRER, K.H. Plötzlichkeit. Zum Augenblick des ästhetischen Scheins. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1981.

BUBNER, R. Über einige Bedingungen gegenwärtiger Ästhetik [1973]. Ästhetische Erfahrung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989.

BÜRGER, P. Theorie der Avantgarde. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1974.

ZIMA, P.V. La négation esthétique. Le sujet, le beau et le sublime de Mallarmé et Valéry à Adorno et Lyotard. Paris: L’Harmattan, 2002.

Published
2017-04-20
Section
Arte e sociedade