Verdade, Vida e Philia:

O Eixo Nietzsche-Deleuze-Kiarostami

  • Susana Viegas Ifilnova - FCSH Universidade Nova de Lisboa e Deakin University
Palavras-chave: Gilles Deleuze, Friedrich Nietzsche, Abbas Kiarostami, documentário, fabulação

Resumo

Este ensaio tem como objetivo principal delinear as origens filosóficas do conceito de ‘fabulação’ em Deleuze, conceito bergsoniano que será relacionado com a interpretação do texto nietzschiano, “Como o ‘mundo verdadeiro’ se tornou finalmente fábula”, com o objetivo de esclarecer no que consiste o terceiro tipo de imagem-tempo, o devir. Com destaque dado aos processos de devir nos documentários de fabulação, género representado por realizadores tão diferentes como Pierre Perrault, Jean Rouch, Pedro Costa, Joshua Oppenheimer, ou Adirley Queirós, iremos proceder a uma análise pormenorizada do filme Close-Up (1990), de Abbas Kiarostami. As imagens do documentário de fabulação definem-se pela ambiguidade entre ficção e não-ficção, entre autenticidade e encenação, controvérsia e choque. Qual o interesse filosófico e o alcance estético, ético e existencial desta prática artística? Qual o sentido e o valor artístico neste género?

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Biografia do Autor

Susana Viegas, Ifilnova - FCSH Universidade Nova de Lisboa e Deakin University

Susana Viegas é desde 2014 bolseira de pós-doutoramento da FCT no Ifilnova/Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Deakin sob orientação de James Williams e João Mário Grilo. Licenciada e mestre em filosofia, doutorou-se em Filosofia, variante Estética, na Universidade Nova de Lisboa em 2013 com uma dissertação sobre a filosofia do cinema em Gilles Deleuze tendo recebido uma bolsa de doutoramento da FCT (2007-2011). Colaborou no projeto do Ifilnova "Film & Philosophy: Mapping an encounter" e é coeditora da ‘Cinema: Revista de Filosofia e da Imagem em Movimento’ (cjpmi.ifilnova.pt). 

Referências

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Publicado
2018-08-10
Seção
Filosofia e arte