Verdade, Vida e Philia:
O Eixo Nietzsche-Deleuze-Kiarostami
Resumo
Este ensaio tem como objetivo principal delinear as origens filosóficas do conceito de ‘fabulação’ em Deleuze, conceito bergsoniano que será relacionado com a interpretação do texto nietzschiano, “Como o ‘mundo verdadeiro’ se tornou finalmente fábula”, com o objetivo de esclarecer no que consiste o terceiro tipo de imagem-tempo, o devir. Com destaque dado aos processos de devir nos documentários de fabulação, género representado por realizadores tão diferentes como Pierre Perrault, Jean Rouch, Pedro Costa, Joshua Oppenheimer, ou Adirley Queirós, iremos proceder a uma análise pormenorizada do filme Close-Up (1990), de Abbas Kiarostami. As imagens do documentário de fabulação definem-se pela ambiguidade entre ficção e não-ficção, entre autenticidade e encenação, controvérsia e choque. Qual o interesse filosófico e o alcance estético, ético e existencial desta prática artística? Qual o sentido e o valor artístico neste género?
Downloads
Referências
CHAUDHURI, Shohini; FINN, Howard. “The open image: poetic realism and the New Iranian Cinema”, Screen 44.1, 2003: 38-57.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. Tradução de Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Tradução de Pedro Eloy Duarte. Lisboa: Edições Século XXI, 2000.
DELEUZE, Gilles. L’Île déserte et autres textes. Textes et entretiens 1953-1974. Paris: Les éditions de Minuit, 2002.
DELEUZE, Gilles. Proust et les signes. Paris: Presses Universitaires de France, 2003.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche et la philosophie. Paris: Presses Universitaires de France, 2010.
BÉNARD, M.-C. “Close Up, découpage en séquences”, Cahier des Ailes du Désir 11, supplément, 2003. Disponível em: http://www.ailesdudesir.com/revue/revue11sup.htm. Acesso em 14/10/2017.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Tradução de Paulo Osório de Castro. Lisboa: Círculo de Leitores, 1996.
NIETZSCHE, Friedrich. “Acerca da verdade e da mentira em sentido extramoral”, trad. Helga Hoock Quadrado. In Obras escolhidas de Nietzsche I. Lisboa: Círculo de Leitores, 1996.
STIEGLER, Bernard. “On Abbas Kiarostami’s Close Up”, Parrhesia: A Journal of Critical Philosophy 20, p.40-48, 2014. Disponível em: https://www.parrhesiajournal.org/parrhesia20/parrhesia20_stiegler.pdf. Acesso em 14/10/2017.
- Imagem 3 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 4 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 5 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 6 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 7 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 8 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 9 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 10 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 11 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 12 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 13 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
- Imagem 14 Close-Up, 1990, Abbas Kiarostami
Copyright (c) 2018 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.