Imagens-espectro de futuridades no Amplo Presente
Resumo
A partir da fissura na temporalidade moderna e tendo a descrição e designação do tempo presente como Amplo Presente, este ensaio propõe que as imagens produzidas pela ficção audiovisual de filmes e séries sobre ideias de futuros, sejam a presentificação dos futuros ausentes. Ao versarem sobre ideias de futuro, essas imagens são “futuridades”; ao presentificarem o que é ausente, devido ao fechamento do horizonte de expectativa moderno, ganham uma potência “espectral”, sendo nomeadas de imagens-espectro de futuridades.
Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 335 p. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. [Original: Dictionnaire théorique et critique du cinema. (2008)]
BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única: Infância berlinense: 1900. 1ª ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2013. 160 p.
BERGAN, Ronald. Ismos para entender o cinema. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2011. 160 p.
CLAEYS, Gregory. Utopia: a história de uma ideia. 1ª ed. São Paulo: Edições SESC SP, 2013. 224 p. Tradução: Pedro Barros.
FELINTO, Erick. A Imagem espectral: comunicação, cinema e fantasmagoria tecnológica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ateliê, 2008. 144 p.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. 1ª ed. São Paulo: Ed. 34, 1998. 339 p. Tradução de Lowrence Flores Pereira.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Em 1926: vivendo no limite do tempo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1999. 560 p. Tradução: Luciano Trigo. [Original: In 1926: living at the edge of time (1998)].
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: O que o sentindo não consegue transmitir. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2010. 206 p. [Original: Production Presence (2004)].
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Depois de 1945: Latência como origem do presente. 1ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2014. 358 p. [Original: Nach 1945: Latenz als Ursprung der Gegenwart (2012)].
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Nosso amplo presente: O tempo e a cultura contemporânea. 1ª ed. São Paulo: Editora Unesp, 2015. 160 p.[Original: Our broad present: time and contemporary culture (2014)].
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006. 368 p. Tradução de Carlos Almeida Pereira e Wilma Patrícia Maas. [Original: Vergangene Zukunft - Zur Semantik geschichtlicher Zeiten (1979)].
LE GUIN, Ursula. A mão esquerda da escuridão. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2014. 296 p. Tradução: Susana L. de Alexandria.
LOWY, Michael. Aviso de Incêndio: uma leitura sobre as teses do conceito de história. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2005. 160 p.
MITCHELL, W. J. T. Four Fundamental Concepts of Image Science. Ikon, Rijeka, Croatia. Vol. 7. 2014. 27-32 p. Disponível em: https://www.brepolsonline.net/doi/abs/10.1484/J.IKON.5.102961. Acesso em 10/09/2017.
MITCHELL, W. J. T. Picture theory: Essays on Verbal and Visual Representation. 1ª ed. Chicago: The University of Chicago press, 1995. 462 p.
MCKEE, Robert. Story. Substância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro. 1ª ed. São Paulo: Arte e Letra, 2015. 430 p. [Original: Story: Style, Structure, Substance, and the Principles of Screenwriting (1997)]
STAM, Robert. Introdução à Teoria do Cinema. 5º ed. Campinas: Editora Papirus, 2013. 398 p. Tradução: Fernando Mascarelo.
SONTANG, Susan. Contra a Interpretação. 1ª ed. São Paulo: L&PM Ed., 1987. 350 p. Tradução: Ana Maria Capovilla.
ZIZEK, Slavoj. Lacrimae Rerum: Ensaios Sobre Cinema Moderno. 1ª ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009. 181 p.
WANBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. 424 p. Tradução: Lenin Bicudo Bárbara.
Copyright (c) 2019 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.