A coincidência, o espectador e o papel da crítica:
Um ensaio bergsoniano
Resumo
Por meio deste ensaio nos propomos a pensar a crítica de cinema em três diferentes estágios, cada um deles em relação um com o outro. O primeiro trata de estabelecer uma base bergsoniana para a discussão, tomando como ponto de partida seu ensaio Introdução à metafísica, de 1903, e as concepções de coincidência e simpatia nele desenvolvidas. O segundo estágio parte das noções encontradas no ensaio de Henri Bergson para pensar o espectador de cinema e, mais especificamente, o crítico enquanto espectador. Daí passarmos para o terceiro estágio e encontramos o objetivo central de nosso ensaio, pensar a experiência do crítico como espectador e o modo como ele pode também transformar seu trabalho numa experiência literária que aproxime seu leitor de intuir a experiência tida por ele (o crítico) ao assistir ao filme criticado.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. Introdução à metafísica. Trad. Franklin Leopoldo e Silva. In Os pensadores: Henri Bergson, cartas conferências e outros escritos. 1ªed. São Paulo: Abril Cultural, 1974, 17-45p.
BERGSON, Henri. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Trad. João da Silva Gama. 1ªed. Lisboa: Edições 70, 1988, p. 179.
BERGSON, Henri. A evolução criadora. Trad. Bento Prado Neto. 1ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2005, 398p.
BERGSON, Henri. A percepção da mudança. In: O pensamento e o movente. Tradução: Bento Prado Neto. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DANEY, Serge. Le Travelling de Kapo. Disponível em: https://f.hypotheses.org/wp-content/blogs.dir/2002/files/2015/10/Daney-Le-travelling-de-Kapo.pdf, acessado em 02 de fevereiro de 2018, às 10:59.
RIVETTE, Jacques. De l’abjection. In: Cahiers du cinéma. Vol. 120, Tomo XX, Junho 1961, p. 54-55.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 3ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.
WEITZ, Morris. The role of theory in aesthetics. In: The journal of aesthetics and art criticism. Vol. 15, N° 1, Setembro 1956, p. 27-35.
Copyright (c) 2019 Artefilosofia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.