Entre prismas da matéria sonora e os cromismos da forma temporal.
A filosofia da música de Carole Gubernikoff
Resumo
O trabalho que aqui se segue pretende apresentar de forma sucinta a abordagem analítica musical proposta por Carole Gubernikoff. Esta pensadora da música apresenta em sua tese de doutorado Música e representação: das durações aos tempos uma abordagem inovadora do material musical tendo por conceito basal o de representação intrínseca, em contradistincão com o de representação extrínseca. Os traços deste conceito serão apresentados a seguir, após o que faremos uma reflexão sobre o papel da escuta ⏤ ou de uma desnaturalização da escuta ⏤ possibilitado pelo repertório analisado pela autora, por fim relacionando-o ao pensamento de Deleuze e Guattari sobre um Caosmos resultante das operações musicais analisadas e postas à luz por Gubernikoff, que, como diz a autora, testemunha “uma ética da composição baseada nas relações entre a matéria e o espírito que é, portanto, metafísica.”
Downloads
Copyright (c) 2022 Jean-Pierre Caron , Matheus Henrique Mota Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.