Entre prismas da matéria sonora e os cromismos da forma temporal.

A filosofia da música de Carole Gubernikoff

  • Jean-Pierre Caron
  • Matheus Henrique Mota Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: tempo musical, filosofia da música, estética musical, música contemporânea

Resumo

O trabalho que aqui se segue pretende apresentar de forma sucinta a abordagem analítica musical proposta por Carole Gubernikoff. Esta pensadora da música apresenta em sua tese de doutorado Música e representação: das durações aos tempos uma abordagem inovadora do material musical tendo por conceito basal o de representação intrínseca, em contradistincão com o de representação extrínseca. Os traços deste conceito serão apresentados a seguir, após o que faremos uma reflexão sobre o papel da escuta ⏤ ou de uma desnaturalização da escuta ⏤ possibilitado pelo repertório analisado pela autora, por fim relacionando-o ao pensamento de Deleuze e Guattari sobre um Caosmos resultante das operações musicais analisadas e postas à luz por Gubernikoff, que, como diz a autora, testemunha “uma ética da composição baseada nas relações entre a matéria e o espírito que é, portanto, metafísica.”

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-05-15