Sublime e dessublimação da arte:

a apropriação dialética de Marcuse do conceito kantiano.

Palavras-chave: Sublime, Dessublimação, Arte, Marcuse, Kant

Resumo

Herbert Marcuse cunhou o conceito de dessublimação da arte numa evidente apropriação do sublime kantiano e da sublimação freudiana. Num movimento dialético, ao mesmo tempo em que subverte esses dois conceitos da tradição, Marcuse também se apodera do que lhe parece potencialmente transformador em ambos. O presente texto visa, por conseguinte, expor a dessublimação da arte dando enfoque na apropriação dialética que Marcuse faz do sublime de Immanuel Kant. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Dias, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, com pesquisa financiada pela CAPES. Mestre em filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduado em filosofia pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisa na área de estética e filosofia da arte com ênfase na Teoria Crítica. E-mail: gbds__@hotmail.com. 

Referências

BARROSO, Nathália; KANGUSSU, Imaculada. Angela Davis, as mulas do mundo e a música: por um novo paradigma. Revista Ideação, v. 1, n. 42, 2020.
CASSIRER, Ernst. Kant, vida y doutrina. México: Fondo de Cultura Economica, 1948.
DAVIS, Angela. Blues legacies and black feminism: Gertrude “Ma” Rainey, Bessie Smith and Billie Holiday. New York: Vintage, 1998.
KANGUSSU, Imaculada. Breve ensaio sobre dessublimação da arte: uma proposta de Herbert Marcuse. In: GALÉ, Pedro Fernandes; PIMENTA, Pedro Paulo.; SILVA, Cíntia Vieira; VIEIRA, Vladimir. (Orgs.) Estética em perspectiva. Rio de Janeiro: Editora 7 letras, 2019.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Trad. Valerio Rohden e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
LERE, Pierre. Free jazz: evolution ou révolution. Revue d’Esthétique, Paris, v. 3-4, 1970.
MARCUSE, Herbert. An essay on liberation. Boston: Beacon Press, 1969.
MARCUSE, Herbert. Art as Form of reality. In: KELLNER, Douglas. (ed.) Art and liberation: collected papers of Herbert Marcuse, v. 4. London and New York: Routledge, 2007.
MARCUSE, Herbert. Art in the one-dimensional society. In: KELLNER, Douglas. (ed.) Art and liberation: collected papers of Herbert Marcuse, v. 4. London and New York: Routledge, 2007.
MARCUSE, Herbert. Commencement speech to the New England conservatory of music. In: KELLNER, Douglas. (ed.) Art and liberation: collected papers of Herbert Marcuse, v. 4. London and New York: Routledge, 2007.
MARCUSE, Herbert. Counterrevolution and revolt. Boston: Beacon Press, 1972.
MARCUSE, Herbert. “Sobre o caráter afirmativo da cultura”. In: MARCUSE, Herbert. Cultura e sociedade, vol.1. Trad. Wolfgang Leo Maar, Isabel Loureiro e Robespierre de Oliveira. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MARCUSE, Herbert. Society as a work of art. In: KELLNER, Douglas (ed.). Art and liberation: collected papers of Herbert Marcuse, v. 4. London and New York: Routledge, 2007.
PROENÇA, Fernanda. Sublime, sublimação e expressão: a ressonância de Kant e Freud na articulação adorniana entre arte e sociedade. Rapsódia, n. 14, 2020.
Publicado
2023-05-01
Seção
Estética e Filosofia