Acid nostalgia: o Barberbeats, a arte pela arte e a cópia pela cópia

Palavras-chave: Barberbeats, anestética, música eletrônica, reprodutibilidade, caráter aurático

Resumo

Este artigo apresenta o caráter dúbio do movimento Barberbeats, subgênero de música eletrônica do movimento vaporwave. Em primeiro lugar, buscamos determinar a proposta do Barberbeats para estabelecer as diferenças do gênero em relação à música eletrônica e ao vaporwave. Consideramos dois níveis de discussão do estilo: enquanto simulacro ou cópia do movimento originário e o seu aspecto anestético, visto a indiscernibilidade do objeto em comparação a outros gêneros musicais como o downtempo e o lounge music. Para tal análise são relevantes conceitos como reprodutibilidade técnica, aura, música de fundo e desinteriorização dos objetos estéticos (conforme Benjamin, Adorno e Han) buscando realizar uma cartografia do objeto. Como desdobramento da investigação do objeto, postulamos a condição limiar do Barberbeats e a dificuldade em determinar com exatidão se sua proposta estética constitui um gênero próprio derivado do vaporwave ou se é viável supor, conforme Adorno, que se trata de música fora de lugar.

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Biografia do Autor

Tarik Vivan Alexandre, PUC-PR

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professor de Filosofia no Sistema SESI e na FESP.

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Publicado
2025-02-20
Seção
Arte e Teoria Crítica