A Magia da moda
A transfiguração do objeto cotidiano em moda
Resumo
No texto intitulado Do irrepresentável à perpresentação: Revisitando os modos de presença nos fenômenos estéticos, Rodrigo Duarte aprofunda sua análise iniciada em 2019, discutindo não apenas os modos de presença, mas também as manifestações originadas pela convergência e interações entre eles. O objetivo da nossa investigação é compreender o movimento que ocorre a partir da apresentação rumo à representação, movimento no qual um objeto apresentado adquire um novo sentido através da discursividade inerente à representação. Nossa hipótese é que este movimento nos ajuda a perceber a magia implementada pela moda industrial contemporânea, que, através de um discurso, é capaz de transformar um objeto cotidiano em um objeto de moda.
Em nossa análise, defendemos que a simples apresentação de um objeto no mundo não seria suficiente para destacá-lo do lugar comum e transformá-la em “moda”. É através do discurso da representação, operado pelas imagens técnicas, que o “mundo da moda” imputa valor simbólico e econômico a tal objeto banal, realizando, assim, a magia da moda.
Downloads
Copyright (c) 2025 Luciana Nacif, Flavia Virgínia Teixeira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.