Uma reflexão sobre resolução de problemas na formação de professores que ensinam Matemática

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem-Avaliação por meio da Resolução de Problemas, Práticas de Discussão, Ações de professores de Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo a construção de uma perspectiva diferenciada sobre o ensino de Matemática por meio da resolução de problemas para professores e futuros professores. O estudo segue uma metodologia de investigação de natureza qualitativa e interpretativa. No desenvolvimento das ações, foram incentivados registros escritos em portfólios com ênfase no processo de resolução de problemas. Dois problemas foram selecionados para intervenções em turmas da Educação Básica. O processo estimulou-os a questionar suas próprias respostas, explorar ideias matemáticas, questionar o problema e seus modos de encontrar a solução, fazer generalizações e transformar um dado problema em novas situações-problema, adaptando-as para suas aulas. Isto evidencia uma concepção de ensino-aprendizagem obtida por via de ação reflexiva e compartilhada que constrói conhecimentos, aprimorando a formação inicial e continuada de professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

D’AMBRÓSIO, Beatriz Silva. O professor-pesquisador diante da produção escrita dos alunos. In ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. Perspectivas para a resolução de problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 109-129.

KILPATRICK, Jeremy. Reformulando: abordando a resolução de problemas matemáticos como investigação. In ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. Perspectivas para a resolução de problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, p. 85-107.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa, ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. (Org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 213-231.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa, ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: EdUNESP, 1999, p.199-218.

SILVA, Roseli Ferreira da, SÁ-CHAVES, Idália. Formação reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 12, n .27, p. 721-734, out./dez. 2008.

Publicado
2019-09-01
Como Citar
MARCATTO, F. S. F. Uma reflexão sobre resolução de problemas na formação de professores que ensinam Matemática. Revemop, v. 1, n. 3, p. 458-475, 1 set. 2019.
Seção
Artigos