Metodologia para Resolução de Problemas Trigonométrico
Resumo
Este estudo reflete a metodologia para a resolução de problemas trigonométrico no Instituto Superior Técnico Militar de Luanda, República de Angola. Nesta pesquisa a problemática estudada teve como objectivo a elaboração de uma estratégia metodológica que visou o contributo do pesquisador na melhoria do processo de ensino-aprendizagem de resolução de problemas aplicando a trigonometria nos cursos de Engenharia. A abordagem metodológica para elaboração da pesquisa é quantitativa-qualitativa (mista). Para a fundamentação teórica foi feita análise e interpretação suscinta das principais obras sobre resolução de problemas com destaque a de Polya. Os resultados e as conclusões permitiram identificar as dificuldades dos cadetes e docentes, bem como gizou-se uma proposta de estratégia metodológica.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução À Metodologia Do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas S.A, 2007.
ANONIMO. Wikipédia. Wikipédia: A Enciclopédia livre, 2018. Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o_de_problemas>. Acesso em: 2021.
BONILHA, M. A. D. C.; VIDIGAL, S. M. P. Resolução de Problemas nas aulas de Matemática: O Recurso Problemateca. 1ª. ed. São Paulo: Grupo A Penso, v. Primeiro, 2016.
DANTE, L. R. Matemática Contexto & Aplicação. 5ª. ed. São Paulo: Ática, v. 3º, 2011.
EDUCAÇÃO, P. portaleducacao.com.br. https: //siteantigo.portaleducacao.com.br/, 2009. Disponivel em: <https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/conceitos-do-planejamento-estrategico/16053>. Acesso em: 18 Março 2021.
LOZADA, J. H. P. Estrategia metodológica para resolver problemas y el desarrollo de capacidades matemáticas en estudiantes de primaria de la institución educativa 1137 “José Antonio Encinas”. (Tese) Instituto para la calidad de la Educación. Lima, Peru, 2019. Repositório Acadêmico USMP. https: //repositorio.usmp.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12727/5457/paredes_ljh.pdf?sequence=1&isAllowed=y, s.d s.m 2019. ISSN 83. Disponivel em: <https://repositorio.usmp.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12727/5457/paredes_ljh.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 24 2020 2020. Nada de realce.
POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas: Um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciências, 1995, 1977.
PONCIO, R. J. Portal Administradores. Portal Administradores.com, 2016. Disponivel em: <https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-estrategia>. Acesso em: 2020.
RIZZATTI, G. Etapas do processo da elaboração e implementação do planejamento estratégico em universidades. Anais ... XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/26126/5.20.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 Março 2021.
SCHEWTSCHIK, A. educere. https: //educere.bruc.com.br/, 2017. Disponivel em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26724_13673.pdf>. Acesso em: 18 Março 2021.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, Escrever e Resolver Problemas: Habilidades Básicas para Aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
URBINA, B. A. R.; GUZMÁN, M. E. S. Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua 2015 “Año de la Universidad Saludable”: Anais … Seminario de Graduación para optar al título de Licenciatura en. Anónimo, 2016. Disponivel em: <https://repositorio.unan.edu.ni/1638/1/10564.pdf>.
URBINA, B. L. A.; GUZMÁN, M. E. S. 1library.co/document/, 2016. ISSN s.n. Disponivel em: <https://Repositorio.Unan.Edu.Ni./1638/1/10564.Pdf>. Acesso em: 20 Fevereiro 2021. tradução nossa.
Copyright (c) 2022 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.