O Erro no Processo de Ensino-Aprendizagem: uma análise sobre a visão de professores de Carandaí (MG) e região

Palavras-chave: Erro, Educação Matemática, Avaliação

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso busca estudar um pouco sobre o Erro e, mais especificamente, o Erro quando se trata de avaliações e Matemática. Para tal estudo, utilizamos de uma pesquisa de campo, por meio de um questionário online, de cunho qualitativo, em alguns professores de Carandaí e região. Contamos com a resposta de oito professores, estando eles atuando em rede municipal, estadual e federal. A partir das respostas destes professores e, um estudo prévio de uma bibliografia composta por trabalhos e estudos na área em questão, tentamos compreender e analisar os dados coletados, de forma crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gusthavo Henrique de Almeida Gonçalves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciando em Matemática-Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) Juiz de Fora (MG)-Brasil.

Marco Aurélio Kistemann Jr., Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação Matemática (Unesp-Rio Claro-SP). Professor do Departamento de Matemática (UFJF). Juiz de Fora (MG)-Brasil.

Referências

ÁLVAREZ MÉNDEZ, Juan Manuel. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. 1ª. ed. [S. l.]: Penso, 2002. 136p.

CARIANHA, Maiane Salomão; BERTONI, Luci Mara; SANTANA, Claudinei de Camargo. O erro matemático como processo de ensino- aprendizagem. 2010. Disponível em: http://www2.uesb.br/cursos/matematica/matematicavca/wp-content/uploads/co2.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.

CURY, Helena Noronha. Análise de Erros e Formação de Professores: Sugestões para Ensino e Pesquisa em Cursos de Licenciatura em Matemática. Editora Unijuí. Ano 21, n 76. p.95-113. Julho/Dezembro 2006.

DA SILVA, Pedro Henrique Bernardes. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas de ingressantes em um curso de Matemática? Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Matemática - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

KISTEMANN Jr. Marco Aurélio; AMARAL. Cristiane Corrêa. Uma investigação sobre o erro em Matemática: possibilidades para a aprendizagem matemática. Tangram. v.04, n°02, abril/julho 2021. p. 195-217. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/download/13401/7830.

KISTEMANN Jr. Marco Aurélio. O Erro e a Tarefa Avaliativa em Matemática: uma abordagem qualitativa. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995. 180p.

LUCKESI, Cipriano Carlos. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2013

MAANEN, JAOHN Van. Reclaiming qualitative methods for organizational research: a preface, In Administrative Science Quaterly, v. 24, n. 4 ,1979.

NEVES, José Luis. Pesquisa Qualitativa - Características, Usos e Possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 1996. Disponível em: https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca- digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf. Acesso em: 09 out. 2021.

RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Autêntica, Belo Horizonte, 2002.

RUY, Raquel Calil. Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: Possibilidades enunciadas na atuação docente. Orientador: Profa. Dra. Nadia Aparecida de Souza. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4091392/mod_resource/content/1/Lud_And_cap3.pdf. Acesso em: 6 set. 2021.

SILVA, Pedro Henrique Bernardes da. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas de ingressantes em um curso de matemática? 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

VIEIRA, André Ricardo Lucas; et al. Avaliação em Matemática: O erro como estratégia pedagógica para o acerto In: Educere - XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4091392/mod_resource/content/1/Lud_And_cap3.pdf. Acesso em: 6 nov. 2021.

Publicado
2022-05-16
Como Citar
GONÇALVES, G. H. DE A.; KISTEMANN JR., M. A. O Erro no Processo de Ensino-Aprendizagem: uma análise sobre a visão de professores de Carandaí (MG) e região. Revemop, v. 4, p. e202216, 16 maio 2022.
Seção
Avaliação da Aprendizagem Matemática em vários contextos