Atitudes acerca da Matemática: percepções de estudantes de Pedagogia sobre escolha profissional e ensino e aprendizagem
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de estudantes de Pedagogia de uma universidade pública sobre as influências das atitudes sobre a escolha profissional, o ensino e a aprendizagem da Matemática. A abordagem teórica foi ancorada nos estudos da Psicologia da Educação Matemática e a metodológica teve um delineamento misto. O estudo constou de duas etapas: na primeira etapa foi aplicada uma escala de atitudes e um questionário a 45 estudantes de Pedagogia e, na segunda, dois questionários foram selecionados para análise mais detalhada. A análise dos dados mostrou que os scores da escala de atitudes tiveram relação somente com a categoria de escolha profissional. O estudo sugere que os cursos de Pedagogia valorizem as influências dos aspectos afetivos sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cíntia Raquel Ferreira Mercado de. Da aversão à descoberta: atitudes em relação à Matemática na formação de futuros professores dos anos iniciais. 2021. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Matemática da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3673; acesso em 16 dez. 2023, às 08h30.
BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus. 1996. 383f. Tese (Livre Docência na área de Aprendizagem) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/175862; acesso em 19 mar. 2022, às 08h40.
BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Psicologia da educação matemática: um ponto de vista. Educar em Revista, Curitiba, n. Especial 1/2011, p. 29-45, 2011. Editora UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4FJWJR38XMjMRnPnRSPdQwb/?format=pdf&lang=pt; acesso em 16 dez. 2023, às 10h.
BRITO, Marcia Regina Ferreira de. A Psicologia Educacional e a formação do professor-pesquisador: Criando situações desafiadoras para a aprendizagem e o ensino da Matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 9, n. 11, p. 57-68, abr. 2002.
BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Contribuições da Psicologia Educacional à Educação Matemática. In: BRITO, M. R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e prática. Florianópolis: Insular Editora. 2005. p. 49-67.
COMELLI, Felipe Augusto de Mesquita; SILVA, Wanusa Rodrigues; MANRIQUE, Ana Lúcia. Atitudes em Matemática: o que a academia tem produzido de conhecimento? In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais ... XIII ENEM: Educação Matemática com as Escolas da Educação Básica: interfaces entre pesquisas e salas de aula, 2019. p. 1-12. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/anais/enem; acesso em 16 dez. 2023, às 16h40.
DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em Educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 3, p. 67-80, 2013. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2698; acesso em 16 dez. 2023, às 13h30.
DUGAICH, Valéria Cristina Brumati. Jogos como possibilidade para a melhoria do desempenho e das atitudes em relação às frações e aos decimais nos anos finais do Ensino Fundamental. 2020. 195f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/192109; acesso em 16 dez. 2023, às 11h40.
FALCÃO, Jorge Tarcisio da Rocha. Dez mitos acerca do ensino e da aprendizagem da Matemática: síntese de pesquisas e reflexões teóricas - 1986/2006. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática, 2007, Belo Horizonte. Anais ... IX ENEM: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2007, p. 1-15. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/files/ix_enem/Html/palestra.html; acesso em 16 dez. 2023, às 11h40.
GAIOLA, Claudia Fabiana Orfão. Percepção e atitude dos professores de ensino fundamental e médio em relação à avaliação em larga escala. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/gaiola_claudiafabianaorfao_m.pdf; acesso em 16 dez. 2023, às 10h20.
GONÇALEZ, Maria Helena Carvalho de Castro. Atitudes (des)favoráveis com relação à matemática. 1995. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/goncalez_mariahelenacarvalhodecastro_m.pdf; acesso em 15 dez. 2023, às 12h40.
JUSTULIN, Andresa Maria. Um estudo sobre as relações entre atitudes, gênero e desempenho de alunos do ensino médio em atividades envolvendo frações. 2009, 250f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90893; acesso em 16 dez. 2023, às 08h25.
KLAUSMEIER, Herbert J.; GOODWIN, William Lawrence. Manual de Psicologia Educacional: aprendizagem e capacidades humanas, Tradução de Maria Célia Teixeira Azevedo de Abreu. São Paulo: Habra, 1977.
MARZAGÃO, Mayara Andressa.; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. A pesquisa sobre afetividade em Educação Matemática nos periódicos da área no período de 2015 a 2019. Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS, v. 15, n. 37, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/360451768_A_pesquisa_sobre_Afetividade_em_Educacao_Matematica_nos_Periodicos_da_Area_no_Periodo_de_2015_a_2019; acesso em 16 dez. 2023, às 13h35.
MORAES, Mara Sueli Simão; PIROLA, Nelson Antonio. Atitudes positivas em relação à Matemática. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Caderno 07. Brasília: MEC, SEB, 2015, p. 62-72. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/148.pdf; acesso em 16 dez. 2023, às 13h40.
MORON, Cláudia Fonseca; BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Atitudes e concepções dos professores de Educação Infantil em relação à Matemática. In: BRITO, Marcia Regina Ferreira de (Org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e prática. Florianópolis: Insular Editora, 2005. p. 263-277.
NASCIMENTO, Andréia Aparecida da Silva Brito. Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em Matemática em resolução de problemas geométricos. 2008. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90921; acesso em 16 dez. 2023, às 15h45.
PIROLA, Nelson Antonio. Solução de problemas geométricos: dificuldades e perspectivas. 2000. 245p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) ) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206113; acesso em 15 dez. 2023, às 16h35.
PIROLA, Nelson Antonio; JASINEVICIUS, Fernanda Pizzigatti Marques; SANDER, Gabriela Pereira; SILVA, Gilmara Aparecida da; MORAIS, Juliana A. Rodrigues dos Santos; SOUZA, Patrícia P. Ferraz da Costa; YAMADA, Thaís Regina Ueno. Atitudes em relação à Matemática: contribuições das pesquisas em Psicologia da Educação Matemática. In: JORGE, M.; REIS, M. L.; MAGNONI, M. G. M. Cadernos de Docência na Educação Básica IV. São Paulo, Cultura Acadêmica. 2015. p. 49-60.
PIROLA, Nelson Antonio; SANDER, Giovana Pereira; TORTORA, Evandro. Formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Básica e as atitudes em relação a essa disciplina. In: CIRÍACO, Klinger Teodoro; BEZERRA, Giovani Ferreira (Orgs.). Educação Básica, Formação de professores e Inclusão: práticas e processos educacionais em diferentes cenários. Curitiba: Editora CRV. 2013. p. 23-33.
PIROLA, Nelson Antonio; SANDER, Giovana Pereira; SILVA, Gilmara Aparecida da. Produção científica do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática. GPPEM/UNESP/Bauru. In: IV Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil, 2017, São Carlos. GD5. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2017. Disponível em: https://balizadoresedumat4.wixsite.com/forum/datas-importantes; acesso em 16 dez. 2023, às 16h40.
PIROLA, Nelson Antonio. Formação inicial do(a) pedagogo(a): algumas reflexões. In: TRALDI JR, Armando; TINTI, Douglas da Silva; RIBEIRO, Rogério Marques. Formação de professores que ensinam Matemática: processos, desafios, e articulações com a Educação Básica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo, 2020. p. 316-326. Disponível em: https://sbempaulista.org.br/docs/E-book_SBEM_FORUM_PAULISTA_11_2020.pdf; acesso em 16 dez. 2023, às 13h30.
PIROLA, Nelson Antonio. O desenvolvimento de atitudes positivas em relação à Matemática e a formação de professores que ensinam Matemática. In: CIRÍACO, Klinger Teodoro; AZEVEDO, Priscila Domingues de; CREMONEZE, Marcielli de Lemos. Pesquisas em Educação Matemática, cultura e formação docente: perspectivas contemporâneas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2021. p. 201-215.
SANDER, Giovana Pereira; PIROLA, Nelson Antonio. As atitudes em relação à Matemática e suas influências no desempenho dos alunos na resolução de problemas. In: 23º Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2012, Coimbra - Portugal. Atas do 23º SIEM, Coimbra: 2012. p. 569-580.
SANDER, Giovana Pereira. Pró-Letramento: um estudo sobre a resolução de problemas e as atitudes em relação à Matemática apresentadas por professores do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/13921424-c3e0-4733-a277-becd5e00f73c; acesso em 16 dez. 2023, às 16h55.
SILVA, Wellington da. Um estudo correlacional entre o desempenho, as atitudes e as crenças de autoeficácia dos licenciandos em Matemática em relação aos conteúdos de Trigonometria do Ensino Médio. 2021. 260f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_07877ea4d6c392ab79fc69fb823bda11; acesso em 16 dez. 2023, às 17h.
SILVA, Flaviane Carla; SADER, Giovana Pereira. As atitudes em relação à Matemática: um olhara para estudantes de Pedagogia. In: RIBEIRO, Elidia Vicentina de Jesus; SANDER, Giovana Pereira; MOURA, Taís Aparecida de. (Orgs.). I Caderno de Pedagogia UEM Passos. São Carlos: Pedro e João Editora. p.105-124. 2022. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/10/EBOOK_I-Caderno-da-Pedagogia-UEMG-Passos.pdf; acesso em 16 dez. 2023, às 14h40.
TASHAKKORI, Abbas; TEDDLIE, Charles. Putting the human back in ''Human Research Methodology'': the researcher in mixed. Journal of Mixed Methods Research, v. 4, n. 4, p. 271-277, 2010. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1558689810382532; acesso em 16 dez. 2023, às 15h.
UTSUMI, Miriam Cardoso; LIMA, Rita de Cássia Pereira. Atitudes e representações de alunas de pedagogia em relação à Matemática. Educação Matemática, n. 19, 2005. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT19-2032--Int.pdf; acesso em 16 dez. 2023, às 16h40.
VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Implicações das atitudes e das habilidades matemáticas na aprendizagem dos conceitos de estatística. 2000. 249f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589468; acesso em 16 dez. 2023, às 16h45.
VIANA, Odaléa Aparecida. O componente da habilidade matemática de alunos do ensino médio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação à matemática e à geometria. 2005. 279f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em Disponível em https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601193; acesso em 16 dez. 2023, às 16h46.
Copyright (c) 2023 Revemop
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.