Tópicos Especiais de Matrizes: Isometrias no Plano e no Espaço

  • Lívia Silva Morais Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gil Fidelix de Souza

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo das isometrias no plano e no espaço por meio de tópicos especiais de matrizes. Apresentamos os conceitos de espaços em Rn com maior ênfase em n = 2 ou n = 3. Conceitos de transformação linear, representação matricial de uma transformação linear, bases, autovalores e autovetores terão conexão com a geometria e a álgebra computacional, a fim de favorecer a conexão entre os estudos teóricos da álgebra linear com o cotidiano. Estudamos também a teoria básica de grupos, o grupo de isometria e o grupo a 1-parâmetro, além de descrever algebricamente curvas conhecidas como órbitas da ação dos subgrupos a 1-parâmetro de isometrias em pontos do espaço. A dissertação propõe um plano de aula que apresenta a ideia do pixel como aplicação dos tópicos de matrizes.

Biografia do Autor

Lívia Silva Morais, Universidade Federal de Ouro Preto
Lívia Silva de Morais, natural de Belo Horizonte, professora da Rede Estadual de Ensino de MG e da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.
Em 2006 ingressou no curso Licenciatura em Matemática no Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH, graduando-se em dezembro de 2009.
Em 2015 ingressou no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, em nível de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, submetendo-se à defesa da dissertação em fevereiro de 2018.
Publicado
2019-12-09
Como Citar
Morais, L. S., & de Souza, G. F. (2019). Tópicos Especiais de Matrizes: Isometrias no Plano e no Espaço. Revista De Matemática Da UFOP, 2. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/rmat/article/view/3926
Edição
Seção
Artigos