Voz e presença
a utilização dos arquétipos sonoros no trabalho do ator
Resumo
O artigo pretende questionar como a investigação dos caminhos da memória pode afetar o trabalho vocal do ator, expandindo sua presença cênica. Intuímos que a busca e a utilização dos arquétipos sonoros são via de transformação do estado do ator, da emanação do ser e, consequentemente, da relação de troca que acontece entre ator e espectador no momento da partilha cênica. Com base em experiências vivenciadas no grupo de pesquisa Casa Aberta, vinculado ao curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei, podemos identificar um desenho metodológico que será apresentado neste artigo como ferramenta pedagógica na busca da transformação da presença cênica do ator.
Downloads
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.