Deleuze e Artaud: reverberações da Crueldade

Resumo

Propõe-se pensar a relação existente entre o pensador francês Gilles Deleuze e o dramaturgo Antonin Artaud. Ao emergir o Teatro da crueldade e a potência dos corpos sem órgãos, Deleuze extraiu de Artaud os fluxos de desejo para quem arte e vida formam uma dança inseparável. É essa potência da crueldade que faz tanto da Filosofia quanto do Teatro uma verdadeira efervescência dionisíaca, trágica e cruel e de pura afirmação da vida.

Biografia do Autor

Paulo Petronilio Correia, UFF

 Paulo Petronilio Correia é Pós-Doutor em Performances Culturais. Doutor pela UFRGS. Mestre em Literatura pela UFSC, Mestre em Educação pela UFSC. Professor Adjunto IV de Filosofia na UnB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UnB/PPGCEN. E-mail: ppetronilio@uol.com.br.

Rodrigo Peixoto Barbara
Rodrigo Peixoto Barbara é graduado em Artes Cênicas pela UFG, Mestre em Performances Culturais e doutorando em Performances Culturais pela UFG. Orientando do Prof. Dr. Paulo Petronilio Correia. E-Mail: rodrigopb_scj@hotmail.com .

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Publicado
2019-12-24
Como Citar
PETRONILIO CORREIA, P.; PEIXOTO BARBARA, R. Deleuze e Artaud: reverberações da Crueldade. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 3, p. 125-141, 24 dez. 2019.
Seção
Reverberações / Reverberations