Antonin Artaud and reverberations

introduction

Palavras-chave: Antonin Artaud

Resumo

Antonin Artaud (1896-1948) dispensa apresentações. Seu nome se destaca dentre os grandes criadores e pensadores das artes cênicas no século XX, sobretudo no que se refere à busca por uma linguagem teatral outra que não a do drama, mas sim calcada no corpo, em sua expressividade e movimento – ele tanto discutiu o corpo como um hieróglifo – matriz de significados em seu Teatro da Crueldade –  como também, posteriormente, abriu caminho para a discussão do corpo do performer como um corpo anárquico, livre (no famoso e muitas vezes mal compreendido conceito de “corpo-sem-órgãos”). As contribuições da obra de Artaud para a construção do teatro contemporâneo são marcantes, em seu caráter de inovação e experimentação, naquilo mesmo que a cena contemporânea tem de múltipla, indômita, física e intensa. Já há em Artaud a abertura para o “não-ocidental”, na medida em que ele buscou fora do ocidente um caminho, assim como há também em sua obra elementos que apontam em direção ao paradigma futuro de uma performatividade. O presente Dossiê pretende, portanto, ampliar o espaço de debate e a conexão entre pesquisadores e pesquisadoras que possuem de algum modo seus trabalhos atravessados pelas reverberações da obra de Artaud.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana da Costa Dias

Luciana da Costa Dias is an Associate Professor from Federal University of Ouro Preto, Brazil and founder of Aporia: Performance and Philosophy Studies research group. She is a member of Performance Philosophy research network and was a visiting researcher in Centre for Performance Philosophy at the University of Surrey, UK, for the academic year 2017-2018. She received her split PhD. degree in Philosophy from State University of Rio de Janeiro, Brazil and Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Germany. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-5627-5431. E-mail: l.dias@ufop.edu.br .

Tamira Mantovani Gomes Barbosa
[1] Tamira Mantovani Gomes Barbosa is an actress, performer and scholar. She received her Master’s degree from Federal University of Ouro Preto, Brazil, and her degree in Performing Arts from Federal University of Minas Gerais, Brazil. She is a member of Aporia: Performance and Philosophy Studies research group, and her research interests are the connections between performance and philosophy. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3967-9762 . E-mail: tamiramantovanigomes@gmail.com .
Publicado
2019-12-24
Como Citar
DA COSTA DIAS, L.; MANTOVANI GOMES BARBOSA, T. Antonin Artaud and reverberations: introduction. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 3, p. 10-12, 24 dez. 2019.