Por um Performer Cruel: Reverberações entre Artaud, Performance, Corpo-Sem-Órgãos e Devir-Animal

Resumo

O presente artigo tem o interesse em traçar uma zona de convergência entre arte da performance e Teatro da Crueldade, de Antonin Artaud, a partir do cruzamento dos estudos dos conceitos filosóficos, tais como “devir-animal” e “corpo-sem-órgãos”, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, e “movimentos aberrantes” e “instauração”, de David Lapoujade com o conceito artístico de “precariedade”, de acordo com Eleonora Fabião.

Biografia do Autor

Matheus Silva, UFMG
Matheus Silva é performer-pesquisador e doutorando em Artes da Cena pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
SILVA, M. Por um Performer Cruel: Reverberações entre Artaud, Performance, Corpo-Sem-Órgãos e Devir-Animal. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 4, p. 126-144, 1 maio 2020.