A cruel performer
reverberations among Artaud, performance art, body-without-organs and animal-becoming
Abstract
This present article aims to map the convergence zone between performance art and Antonin Artaud’s Theatre of Cruelty, based on the intersection of studies and philosophical concepts, such as “animal becoming”, “body without organs” from Gilles Deleuze e Félix Guattari, and “aberrant movements" and “instauration”, from David Lapoujade with the artistic concept of “precariousness”, according to Eleonora Fabião.
Downloads
References
ALICE, Tania. “Diluição das fronteiras entre linguagens artísticas: a performance como (r)evolução dos afetos”. In: Palco Giratório: Circuito nacional. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2013.
ARTAUD, Antonin. Cartas aos poderes. Tradução de Irineu Corrêa Maisonnave. Porto Alegre: EVM, 1979.
ARTAUD, Antonin. Para acabar de vez com o juízo de Deus seguido de O Teatro da Crueldade. Tradução de Luiza Neto Jorge e Manuel João Gomes. Lisboa: & etc - Publicações Culturais Engrenagem, 1975.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BAIOCCHI, Maura; PANNEK, Wolfgang. Taanteatro. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2009.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2013.
DELEUZE, Gilles. Sobre o teatro: um manifesto de menos; O esgotado. Tradução de Fátima Saadi, Ovídeo de Abreu, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução de Cintia Vieira da Silva; revisão da tradução de Luiz B. L. Orlandi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v.3, 2007, São Paulo: Ed. 34, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v.4 Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997.
FABIÃO, Eleonora. Ações. Programa Rumos Rio de Janeiro: Itaú Cultural, 2015.
FABIÃO, Eleonora. “Performance e precariedade”. In: OLIVEIRA JUNIOR, Antonio Wellington de (Org.). A performance ensaiada: ensaios sobre performance contemporânea. Fortaleza: Expressão Gráfica e editora, 2011.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva. 2015.
LAPOUJADE, David. As existências mínimas. Tradução de Hortencia Santos Lencastre. São Paulo: n-1 edições, 2017.
LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. Tradução de Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
LINS, Daniel. Antonin Artaud: o artesão do corpo sem órgãos. Rio de janeiro: Relume Dumará, 1999.
PELBART, Peter Pál. A vertigem por um fio: Políticas da Subjetividade Contemporânea. São Paulo: Iluminuras, 2010.
PELBART, Peter Pál. Da clausura do fora ao fora da clausura: loucura e desrazão. São Paulo: Iluminuras, 2009.
PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: n-1 edições, 2013.
PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.
PEDRON, Denise Araújo. Um olhar sobre a Performatividade na cultura contemporânea: a performance como conceito e a produção artística de Diamela Eltit. Tese defendida Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.
POPA, Alina. “O segundo corpo e o fora múltiplo”. In: Cadernos de subjetividade do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. São Paulo: O Núcleo, 2013.
QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: Teatro e ritual. São Paulo: Annablume. FAPESP, 2004.
QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.
SOUZA, Eneida Maria de. “O escritor vai ao zoológico” In: MACIEL, Maria Esther. (Org.) Pensar/escrever o animal: ensaios de zoopoética e biopolítica. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.
UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 edições, 2014.
UNO, Kuniichi. “Por que é o corpo-sem-órgãos”. Revista Alegrar, n.13. Disponível em: <http://www.alegrar.com.br/revista13/>. (Acesso em 03 de outubro de 2019).
WILLER, Cláudio. Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM Editores Ltda, 1986.
Copyright (c) 2020 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.