'Deslumbrante por ter Magnitude': A sonoridade estética do espetáculo Erê do Bando de Teatro Olodum

Palavras-chave: Olodum, Performance Musical, Música cênica, Poéticas Pretas, Teatro Negro

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar a importância da sonoridade no espetáculo Erê do Bando de Teatro Olodum como mais um elemento dramático de comunicação com o público. De natureza qualitativa, cunho etnográfico e percurso exploratório-descritivo, os dados foram coletados através de revisão bibliográfica negrorreferenciada e entrevista semiestruturada com o diretor musical. Percebeu-se que a estética musical contribuiu expressivamente para o desenvolvimento comunicativo por apresentar e intensificar o texto dramático.

Biografia do Autor

Regia Mabel Freitas, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Régia Mabel da Silva Freitas é doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA). Formadora Pedagógica decolonial. Pesquisadora, Palestrante e Organizadora de eventos, livros e periódicos acerca de epistemes negrorreferenciadas (Relações Raciais, com ênfase em Educação Antirracista, atuando em temas como Artes Negras, Culturas Africana e Afro-brasileira, Decolonialidade, Direito Antidiscriminatório e Feminismo Negro) numa perspectiva interseccional enucleando à raça as avenidas identitárias classe, crença, gênero, geração e orientação sexual. Coordenadora do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Relações Raciais (NUMPERR).

Referências

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Publicado
2020-12-05
Como Citar
FREITAS, R. M. ’Deslumbrante por ter Magnitude’: A sonoridade estética do espetáculo Erê do Bando de Teatro Olodum. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 6, p. 168-181, 5 dez. 2020.