'Deslumbrante por ter Magnitude'
a sonoridade estética do espetáculo Erê do Bando de Teatro Olodum
Resumo
Este artigo objetiva evidenciar a importância da sonoridade no espetáculo Erê do Bando de Teatro Olodum como mais um elemento dramático de comunicação com o público. De natureza qualitativa, cunho etnográfico e percurso exploratório-descritivo, os dados foram coletados através de revisão bibliográfica negrorreferenciada e entrevista semiestruturada com o diretor musical. Percebeu-se que a estética musical contribuiu expressivamente para o desenvolvimento comunicativo por apresentar e intensificar o texto dramático.
Downloads
Referências
BANDO DE TEATRO OLODUM. Disponível em: http://bandodeteatro.blogspot.com/. Acesso em: 02 ago. 2020.
BITTENCOURT, Jarbas. Entrevista concedida à autora. Salvador, 2018.
COLL, Cesar. et. al. Os Conteúdos na Reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
ERÊ. Espetáculo em comemoração aos 25 anos do Bando de Teatro Olodum. Salvador: Teatro Vila Velha, 2015. Texto não publicado.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de racismo cotidiano. Cobogó: Rio de Janeiro, 2008.
KI-ZERBO, Joseph. Introdução Geral. História Geral da África. São Paulo/ Paris, Ática/UNESCO, 1980, p. 21-41.
SANTOS, Deoscoredes Maximiliano. Tradição e contemporaneidade. Palestra proferida no Musee National d´Art, Paris, France, 02/06/1989.
TINHORÃO, José Ramos. Os sons dos negros no Brasil. Cantos, danças, folguedos – origens. São Paulo: 34, 2008.
UZEL, Marcos. O Teatro do Bando Negro, Baiano e Popular. Salvador: Ministério da Cultura, Fundação Palmares, 2003.
Copyright (c) 2020 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.