Clarice Lispector e a dança Butoh
“não sei” como ponto de partida
Resumo
Este presente trabalho visa construir concepções que se esboçam a partir de Clarice Lispector e a dança Butoh. Busca-se âmbitos relacionais entre a palavra de Lispector e o movimento desmistificando acepções previsíveis que se instaurariam intuindo o dito clariceano como sendo dispositivo da dança. Faz-se assim a redistribuição do caráter técnico no Butoh, concebendo caminhos em que o movimento está entremeado à palavra.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. – Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução: Teixeira Coelho. – 3. Ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2006. – (Tópicos)
BAIOCCHI, Maura. Butoh: dança veredas d’alma. – São Paulo: Palas Athena, 1995.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs V. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik, - São Paulo: Editora 34, 2012.
ESPINOZA, Baruch de. ÉTICA. Tradução J. de Carvalho. 3a ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Coleção Os Pensadores.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995: p. 231-249.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
GUATTARI, Félix. Caosmose: Um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. Tradução Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1 edições, 2015.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
LISPECTOR, Clarice. Água Viva. 1 ed. – Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela: edição com manuscritos e ensaios inéditos. 1 ed. – Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
LISPECTOR, Clarice. A maçã no escuro. – Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LISPECTOR, Clarice. Aprendendo a viver. – Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
LISPECTOR, Clarice. Laços de Família: contos. – 23 ed. – Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
MANNING, Erin. O que mais? Interlúdio de “Sempre mais do que um”: a dança da individuação. Tradução de Bianca Scliar. In: Dança, Salvador. 2015: p. 102-111
NÓBREGA, Petrucia Terezinha da. TIBÚRCIO, Larissa Kelly de O. M. A experiência do corpo na dança butô: indicadores para pensar a educação. In: Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, 2004: p. 461-468.
OHNO, Kazuo. TREINO E(M) POEMA. Prefácio Ligia Verdi. Tradução Tae Suzuki. São Paulo: n-1 Edições, 2016.
PERETTA, Éden. O soldado Nu: raízes da dança butô. 1ed – São Paulo: Perspectiva, 2015.
PIERRE, Lévy. O que é Virtual?. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
SCHECHNER, Richard. O que é Performance?. Tradução de Dandara. In: Revista O Percevejo, 2003: p. 25-50.
PRADO JR, Plínio W. O impronunciável – Notas sobre um fracasso sublime. In: Revista Remate de Males, 1989, p. 21-29.
UNO, Kuniichi. A Gênese de um Corpo desconhecido. Traduzido por Christine Greiner, Ernesto Filho. – São Paulo: n-1, 2012.
UNO, Kuniichi. SANTOS, Laymert Garcia dos. Confrontações. São Paulo: n-1 edições, 2016.
UNO, Kuniichi. Tatsumi Hijikata: Pensar um Corpo esgotado. Traduzido por Christine Greiner, Ernesto Filho. – São Paulo: n-1, 2018
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.