Clarice Lispector e a dança Butoh

“não sei” como ponto de partida

Palavras-chave: Clarice Lispector, dança Butoh, palavra, corpo, incompreensão

Resumo

Este presente trabalho visa construir concepções que se esboçam a partir de Clarice Lispector e a dança Butoh. Busca-se âmbitos relacionais entre a palavra de Lispector e o movimento desmistificando acepções previsíveis que se instaurariam intuindo o dito clariceano como sendo dispositivo da dança. Faz-se assim a redistribuição do caráter técnico no Butoh, concebendo caminhos em que o movimento está entremeado à palavra.

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Biografia do Autor

Saile Moura Moura Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina
Saile Moura Farias é ator, dançarino, pesquisador, performer, oficineiro. Formado em bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente cursando Mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, no Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), com a pesquisa Às Noites da Matéria – O Butoh em vias de Clarice, que dá segmento a este presente estudo.
Bianca Scliar Cabral Mancini, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Bianca Scliar Cabral Mancini é dançarina, atriz, performer, pesquisadora. Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina, com ênfase em estudos do corpo, da paisagem, dança e técnicas corporais.

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Publicado
2021-05-31
Como Citar
FARIAS, S. M. M.; MANCINI, B. S. C. Clarice Lispector e a dança Butoh: “não sei” como ponto de partida. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 4, n. 7, p. 72-89, 31 maio 2021.
Seção
Dossiê Arte Indigente - Painéis