Quem vê quem faz performance? Algumas anotações sobre experiências de festivais

Palavras-chave: PERFORMANCE, recepção, festival, Paul Zumthor

Resumo

A partir das anotações do estudioso Paul Zumthor (2007), alinhadas a minha experiência em festivais de performances, o artigo busca debater as questões sobre a linguagem, e as dimensões da recepção da performance. O artigo se vale dos debates realizados nos festivais “PERFOR [5]” e “PERFOR [6]”, organizados pela Associação Brasil Performance (BrP).

Biografia do Autor

Thigresa Almeida, UFF

Thigresa Almeida é pessoa não-binária, artista e pesquisadora da performance. Doutoranda em Estudos Contemporâneos das Artes, na Universidade federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisas sobre as genealogias performance, e as relações [im]possíveis entre ações políticas, dissonância de gênero. Se interessa pela indisciplina e práticas da fuga e devoração. E-mail: a.thigresa@gmail.com .

Referências

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2010.

COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2006

FUSCO, Coco. “Guillhermo Gómez-Peña: el bruja de la frontera”. Máscara, Buenos Aires, v. 1, n. 17-18, p. 103-106, 1994.

GOLDEINSTEIN, Ana Cavalhaes. Persona performática: alteridade e experiência na obra de Renato Cohen. São Paulo: Perspectiva, 2012.

GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. “Em defesa da arte da performance”. In. DAWSEY, John; MULLER, Regina; SATIKO, Rose; MONTEIRO, Mariana (Org). Antropologia e performance: ensaios na pedra. São Paulo: Terceiro nome, 2013, p. 442-465.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Estados de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

JUÁREZ, Antônio. Fisura: documentación fotográfica de performance y arte acción. Cidade do México: Edição do autor, 2012.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios. Cotia: Ateliê editorial, 2005.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

Publicado
2021-12-12