O Corpo em Jogo na Rua
Resumo
O presente artigo busca relacionar a experiência de dois artistas, em tempos distintos, que tiveram na rua o espaço fundamental para a investigação criativa. O primeiro sendo Mímico e o segundo como Palhaço de Rua, percebem que o jogo da rua foi fundamental para o desenvolvimento da linguagem que trabalham durante toda a sua trajetória profissional e artística. Assim sendo, o artigo, busca suscitar reflexões, relações e questionamentos possíveis acerca da rua e o seu lugar nos estudos das Artes Cênicas.
Downloads
Referências
BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Hucitec, 1991.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. (trad.) Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg. Sérgio Coelho, Clóvis Garcia, São Paulo: Perspectiva, 2001.
BROOK, Peter. A Porta Aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Tradução Antonio Mercado – 2ªed. – Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2000.
BURNIER, Luís Otavio. A arte do ator: da técnica à representação. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 2009.
CHACOVACHI, Palhaço. Manual e Guia do Palhaço de Rua. 3ª edição. La Plata: Yanantuoni, Javier Miguel, 2019.
COSTA, Rogério Francisco. Sobre a pesquisa do grupo e a criação do primeiro espetáculo. Núcleo Ás de Paus. Nós Outros. Caminhos Individuais de uma trama coletiva. Londrina: Grafatório, 2020.
DUNKER, Cristian. O Palhaço e o Psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. Cristian Dunker / Claudio Tebas – São Paulo . Planeta do Brasil, 2019.
FABBRI, Jacques Fabbri e SALLÉE, André – Arte del Clown. Roma: Gremese Editore, 1984.
FREIRE, Paulo. 1921-1997. Pedagogia do Oprimido – 66 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Paz e Tearra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66 ed. Rio de Janeiro / São Paulo. Editora Paz e Terra . 2020.
HADDAD, Amir. Arte Pública – transcrição de palestra. II Seminário Nacional de Dramaturgia para o Teatro de Rua. Caderno 2. São Paulo. 2013.
LECOQ, Jacques – Le Théatre Du Geste. Mime et Acteurs. Paris: Bordas, s.d.
MOREIRA, Jussara Trindade. A Contemporaneidade do Teatro de Rua: Potências Musicais da Cena no Espaço Urbano. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2014.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2a edição. Porto Alegre: Sulina; Editora UFGRS, 2016.
RODRIGUES, Rosane A. Jogo em Espaço Aberto. In: MOTA, Julia (org.) O Jogo no Psicodrama. São Paulo, Ed. Ágora, 1995.
ROSSENA, Rossana – A Scuola di Mimo. Milano, Editiemme, 1983.
SILVA, Erminia . O circo: sua arte e seus saberes : o circo no Brasil no final do século XIX a meados do XX. Dissertação de Mestrado . UNICAMP Instituto de Filosofia e Ciências Humanas . Campinas . SP . 1996.
TURLE, Licko & TRINDADE, Jussara. Teatro(s) de Rua do Brasil – a luta pelo espaço público. Licko Turle, Jussara Trindade – 1ª ed. São Paulo. Perspectiva, 2016.
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.